Utilização de sistemas de informações geográficas como suporte ao planejamento urbano do município de Lucrécia/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.002.0013

Palavras-chave:

Território, Geoprocessamento, Tecnologia, Levantamento

Resumo

As novas configurações das cidades, nos coloca diante da necessidade de buscar auxílios tecnológicos que contribuam nas tomadas de decisões, quanto a administração pública dos municípios e o seu planejamento urbano. Em função disto, este trabalho teve o objetivo de propor a utilização de Sistema de Informações Geográficas como suporte ao planejamento urbano do município de Lucrécia-RN, caracterizando-o com relação aos seus aspectos socioespaciais, ambientais e territoriais, construindo pontos de vista e contextualizando dados que servirão de auxílio na tomada de decisões relativas ao planejamento urbano e territorial, e apresentando as potencialidades deste recurso tecnológico. A análise de dados foi realizada através de informações oficiais do município por meio da legislação municipal, por dados obtidos na base de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e com a utilização de software de geoprocessamento livre e gratuito denominado por QGIS, versão 2.14.22. Com base nas informações obtidas, observou-se que as características espaciais e socioambientais são fundamentais para a tomada de decisões político-administrativas no tocante ao planejamento estratégico do espaço urbano e territorial, objetivando a construção de uma cidade sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Carlos de Brito, Universidade Potiguar

Advogado (2023). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2022), Especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento pela Universidade Federal Rural do Semi-árido ? UFERSA (2019). Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Potiguar (2017). Técnico em Edificações pelo IFRN (2013) e Ex-Secretário de Infraestrutura do município de Portalegre/RN. Contato: (84) 99665-8504 Email: henrique.hcb@gmail.com 

Daniela da Costa Leite Coelho, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Concluído o Ensino Fundamental (1º grau) e Ensino Médio (2º grau) no Colégio Diocesano Santa Luzia. Formada em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em 2010. Mestre em Ciência do Solo pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo na UFERSA, em 2013. Doutora em Manejo de Solo e Água pelo Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água na UFERSA, em 2016.Atua na área de Engenharia Agrícola e Ambiental, com ênfase em Ciência do Solo, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, atuando principalmente nas áreas: engenharia de conservação de água e solo; tratamento de água e efluentes; tratamento, manejo e disposição de resíduos agroindustriais e urbanos; e disposição de resíduos no solo visando o aproveitamento agrícola, bem como na área de Desenho Técnico Projetivo e Arquitetônico, e Geoprocessamento. Registro no CREA/RN: 2109527480 (inativo). ORCID iD: 0000-0001-9182-3675 (https://orcid.org/0000-0001-9182-3675).

Ana Beatriz Alves de Araújo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutora em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mestra em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Engenheira Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Comunicadora Social (Publicitária) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pedagoga pela Universidade Claretiano; com Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica ? DocentEPT pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Master in Business Administration (MBA) em Gestão Estratégica de Marketing pela Unimais Educa Brasil. Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Unimais Educa Brasil. Área de atuação: Pedagogia em espaços não escolares, Comunicação para o Desenvolvimento Social, Responsabilidade Socioambiental, Educação Ambiental, Desenvolvimento Regional, Empreendedorismo, Educação a Distância, Recursos Hídricos, Valoração Ambiental Contingente, Saneamento Urbano e Rural, Reúso de Água Sanitária, Desinfecção solar, Tratamento de Resíduos Sólidos e Líquidos, Engenharia Hidráulica, Difusão e inovação tecnológica, Gestão de Projetos, Recursos Humanos e Engenharia de Segurança no Trabalho. 

Ketson Bruno da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Manejo de Solo e Água, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2017). Membro do Grupo de Pesquisa Tratamento e Manejo de Resíduos para o Desenvolvimento sustentável do Semiárido, Coordenado pelo. Prof. D. Sc. Rafael Oliveira Batista, atuando com reúso de água na irrigação. Professor no ensino superior na Faculdade do Complexo Educacional Santo André ? FACESA. 

José Leôncio de Almeida Silva, Universidade Federal de Viçosa

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2014); Mestre em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP (2016); Doutor em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa - UFV (2021); com período de doutorado Sanduíche na School of Chemical Engineering da University of New South Wales - (UNSW) em Sydney na Austrália. Atualmente realiza estagio de Pós Doutorado na Universidade Federal Rural do Semi-Arido - UFERSA na Área de Engenharia Agrícola. Tem experiência na área de engenharia agrícola, com ênfase em engenharia de água e solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Conservação de Solo e Água, Geoprocessamento, Salinização de áreas irrigadas e Tolerância das culturas à salinidade. 

Downloads

Publicado

2023-01-04

Edição

Seção

Tecnologia, Modelagem e Geoprocessamento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)