Utilização de sistemas de informações geográficas como suporte ao planejamento urbano do município de Lucrécia/RN
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.002.0013Palavras-chave:
Território, Geoprocessamento, Tecnologia, LevantamentoResumo
As novas configurações das cidades, nos coloca diante da necessidade de buscar auxílios tecnológicos que contribuam nas tomadas de decisões, quanto a administração pública dos municípios e o seu planejamento urbano. Em função disto, este trabalho teve o objetivo de propor a utilização de Sistema de Informações Geográficas como suporte ao planejamento urbano do município de Lucrécia-RN, caracterizando-o com relação aos seus aspectos socioespaciais, ambientais e territoriais, construindo pontos de vista e contextualizando dados que servirão de auxílio na tomada de decisões relativas ao planejamento urbano e territorial, e apresentando as potencialidades deste recurso tecnológico. A análise de dados foi realizada através de informações oficiais do município por meio da legislação municipal, por dados obtidos na base de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e com a utilização de software de geoprocessamento livre e gratuito denominado por QGIS, versão 2.14.22. Com base nas informações obtidas, observou-se que as características espaciais e socioambientais são fundamentais para a tomada de decisões político-administrativas no tocante ao planejamento estratégico do espaço urbano e territorial, objetivando a construção de uma cidade sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.