A inteligência artificial e o setor agrícola nos últimos 20 anos: um estudo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.002.0003

Palabras clave:

Desenvolvimento tecnológico, Agricultura, Scopus, VOSviewer

Resumen

O crescimento populacional tem sido ponto crucial para alavancar o desenvolvimento tecnológico no setor agrícola, visto que se tornou necessário produzir alimentos em maior quantidade e em curto período de tempo. Por esse motivo, o presente trabalho buscou analisar e quantificar no período de 20 anos (2002 a 2021) uma das tecnologias que está conseguindo conquistar espaço no desenvolvimento tecnológico do setor agrícola, a Inteligência Artificial (IA). Para tal finalidade, foi utilizada a plataforma de busca Scopus. A plataforma permite que a busca seja filtrada com base no assunto e intervalo de tempo, dessa forma, buscou-se trabalhos que fizeram uso das técnicas de IA, com enfoque ao aprendizado de máquina e o aprendizado profundo. A quantificação do uso do tema em questão no setor agrícola ocorreu com base nas publicações ao decorrer dos 20 anos analisados. Além disso, o software VOSviewer foi utilizado para criar mapas de redes, identificando os países, órgãos de fomento e autores que apresentavam maior interesse no tema em questão. Com as análises realizadas, acredita-se que foi fornecido uma percepção sobre o tema, o quanto a área de estudo já evoluiu e o quanto ainda pode evoluir. Esta evolução também se dará com a expansão dessas tecnologias, compreendendo o uso dessas tecnologias em diversas culturas agrícolas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Poliana Maria da Costa Bandeira, Universidade Federal de Viçosa

Possui gruduação em engenheira Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2015 - 2020) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2020-2022). Atualmente é doutoranda na pós-graduação em engenharia agrícola, na área de pesquisa em mecanização agrícola e linha de pesquisa em agricultura de precisão pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2022 - atualmente). Durante a graduação foi bolsista de iniciação científica entre os anos de 2017 - 2020. Estagiou na prefeitura municipal de Mossoró (RN) na secretaria de infraestrutura, meio ambiente, urbanismo e serviços urbanos - SEIMURB (2018 - 2019).

Priscila Pascali da Costa Bandeira, Universidade Federal do Viçosa

Graduada em Engenheira Agrícola e Ambiental na Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA . Mestranda em Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Viçosa-MG (2021 - atualmente). Foi estagiária na Prefeitura Municipal de Mossoró (RN) na Secretaria de Infraestrutura, Meio ambiente, Urbanismo e Serviços urbanos - SEIMURB (2018 - 2020). Bolsista de Iniciação Cientifica no projeto "Estruturação do Latossolo Vermelho Distrófico em função da fitomassa nos sistemas de plantio direto e cultivo mínimo, sem uso de agrotóxico, na região semiárida. 

Ana Beatriz Alves de Araújo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutora em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mestra em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Engenheira Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Comunicadora Social (Publicitária) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pedagoga pela Universidade Claretiano; com Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica ? DocentEPT pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Master in Business Administration (MBA) em Gestão Estratégica de Marketing pela Unimais Educa Brasil. Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Unimais Educa Brasil. Área de atuação: Pedagogia em espaços não escolares, Comunicação para o Desenvolvimento Social, Responsabilidade Socioambiental, Educação Ambiental, Desenvolvimento Regional, Empreendedorismo, Educação a Distância, Recursos Hídricos, Valoração Ambiental Contingente, Saneamento Urbano e Rural, Reúso de Água Sanitária, Desinfecção solar, Tratamento de Resíduos Sólidos e Líquidos, Engenharia Hidráulica, Difusão e inovação tecnológica, Gestão de Projetos, Recursos Humanos e Engenharia de Segurança no Trabalho.

Antônio Diego da Silva Teixeira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engenheiro Agrícola e Ambiental e Técnico em Meio Ambiente, Palestrante na área ambiental. Voluntário no Instituto Carnauba, responsável por desenvolver projetos socioambientais, lecionar sobre boas praticas agrícolas, educação ambiental, gestão agrícola e ambiental. Experiência na implantação e acompanhamento em PGRS (plano de gerenciamento de resíduos sólidos), elaboração de RAMA (Relatório de Acompanhamento de Monitoramento Ambiental), renovação de Licença Operação, experiencia em processos de certificações como UEBT (Union for Ethical Biotrade), auditorias internas e externas em empresa privada. Bolsista em linhas de Pesquisa que vão desde estudo de solos e rotação de cultura à tratamento de água e resíduos. Email: diego.itap@hotmail.com

Ana Luiza Veras de Souza, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Formada em engenheira Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2021). Foi bolsista de iniciação científica na área de instrumentação agrícola (2015-2016), e na área de irrigação e drenagem (2019 e 2020). Estagiou na prefeitura municipal de Mossoró (RN) na secretaria de infraestrutura, meio ambiente, urbanismo e serviços urbanos - SEIMURB (2016 - 2018). Estagiou no Projeto Mossoró Saneada locado na sede da secretaria de infraestrutura, meio ambiente, urbanismo e serviços urbanos ? SEIMURB (2020-2021). 

Jonatan Levi Ferreira de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Técnico em Agropecuária pela Escola Agrícola de Jundiaí em 2006. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2012), É Mestre (2015) e Doutor (2019) em MANEJO DE SOLO E ÁGUA pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência no uso da geoestatística para estudo da variabilidade do solo, possui conhecimento sobre o manejo e conservação do solo, com ênfase no cultivo em Sistema Plantio Direto (SPD). Atuou como consultor em assistência técnica e extensão rural para o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF-Bom Jesus/RN) (2019-2021) e Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Região do Potengi (COOPPotengi/RN) (2021) no Projeto Mãos na Terra. Atualmente está como secretário adjunto na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca no município de São Paulo do Potengi/RN.

Publicado

2023-01-04

Artículos más leídos del mismo autor/a