Uso de geotecnologias para o mapeamento das áreas de apicum em uma região ocupada pela atividade salineira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.002.0014

Palavras-chave:

Produção de sal, Fitofisionomia, Manguezal, Área de Preservação Permanente

Resumo

O Código Florestal brasileiro possibilita a regularização das salinas instaladas em áreas de apicuns, devendo essa ocupação ser comprovada pelo empreendedor. Todavia, isso nem sempre é possível por métodos tradicionais, devido às alterações provocadas pelo empreendimento, fazendo-se necessário o uso do geoprocessamento combinado ao sensoriamento remoto. Assim, objetivou-se mapear a distribuição das áreas de apicuns na planície de inundação do estuário do Rio Apodi-Mossoró, explorado pela atividade salineira, anteriormente à sua ocupação. Para tanto, determinou-se as características fitofisionômicas da área analisada por meio de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Para o processamento dos dados, as imagens obtidas foram submetidas ao processo de correção geométrica e recortadas conforme à planície de inundação do estuário avaliado. Após o recorte, procedeu-se a composição colorida de imagem e as bandas escolhidas foram usadas para diferenciar os tipos de uso de solo na área analisada. Por fim, foram elaborados os mapas temáticos com os resultados obtidos. Constatou-se que o apicum ocupava quase 47% da área de estudo, seguido pelas salinas (42,81%) e vegetação de mangue (2,27%), respectivamente. As principais áreas ocupadas por vegetação arbórea de mangue estavam concentradas na região correspondente ao estuário baixo. Na região do médio estuário, observou-se a presença do mangue arbóreo, com uma faixa mais estreita, sendo prontamente substituída pelo apicum, enquanto no alto estuário, a vegetação de mangue aparecia apenas de maneira fragmentada. Dessa forma, pode-se inferir que as salinas instaladas nessa região podem requerer sua regularização ambiental, devendo para isso, assegurar a preservação das áreas ocupadas pela vegetação de mangue.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aruza Rayana Morais Pinto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

É Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido ? UFERSA, com experiência nas áreas de agroecologia, manejo e produção de aves caipiras e fitotecnia. Atua prestando consultoria para pequenos, médios e grandes produtores agrícolas nas regiões de Baraúna, Apodi, Assú e Ipanguaçú em temas como: Boas Práticas Agrícolas; Uso correto de defensivos químicos; e Manejo preventivo de pragas. 

 

Daniela da Costa Leite Coelho , Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Concluído o Ensino Fundamental (1º grau) e Ensino Médio (2º grau) no Colégio Diocesano Santa Luzia. Formada em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em 2010. Mestre em Ciência do Solo pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo na UFERSA, em 2013. Doutora em Manejo de Solo e Água pelo Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água na UFERSA, em 2016.Atua na área de Engenharia Agrícola e Ambiental, com ênfase em Ciência do Solo, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, atuando principalmente nas áreas: engenharia de conservação de água e solo; tratamento de água e efluentes; tratamento, manejo e disposição de resíduos agroindustriais e urbanos; e disposição de resíduos no solo visando o aproveitamento agrícola, bem como na área de Desenho Técnico Projetivo e Arquitetônico, e Geoprocessamento. Registro no CREA/RN: 2109527480 (inativo). ORCID iD: 0000-0001-9182-3675 (https://orcid.org/0000-0001-9182-3675).

Paulo Cesar Moura da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1998), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Uso e ocupação do solo, uso de VANTS em geoprocessamento, geotecnologias aplicadas as ciências ambientais, agricultura de precisão, geoestatistica aplicada as ciências ambientais.

Rogério Taygra Vasconcelos Fernandes , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui Graduação em Engenharia Civil e Engenharia de Pesca (Ufersa), com Mestrado em Ciência Animal - Ecologia e Conservação do Semiárido - e Doutorado em Ciência Animal - Produção e Conservação Animal no Semiárido - pela Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA. É Professor Efetivo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, onde ministrou as disciplinas de Projeto Auxiliado por Computador e Expressão Gráfica, ambas no Curso de Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia e, atualmente, ministra as disciplinas de Legislação ambiental aplicada à pesca e aquicultura e Piscicultura, ambas no curso de Engenharia de Pesca. Possui experiência na área de Engenharia Ambiental e de Pesca, atuando principalmente na Gestão ambiental de ecossistemas costeiros; Recuperação de manguezais; Monitoramento ambiental de estuários; Levantamentos de biodiversidade de ecossistemas salinos; Levantamentos Topográficos e Licenciamento Ambiental. 

Almir Mariano de Sousa Junior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Pesquisador de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora vigente no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Secretário Municipal de Programas e Projetos Estratégicos, com lotação na Secretaria Municipal Extraordinária de Programas e Projetos Estratégicos da Prefeitura Municipal de Mossoró. Doutor em Ciência e Engenharia de Petróleo. Mestre em Engenharia de Petróleo e Gás. Graduado em Engenharia de Produção. Especialista em Gestão de Cidades e Planejamento Urbano. Especialista em Geoprocessamento. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Possui experiência em Regularização Fundiária, Política de Habitação Popular e Desenvolvimento Urbano. Coordena projetos de pesquisa e extensão universitária integrantes do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acesso à Terra Urbanizada, desde o ano de 2014, no âmbito de regularização fundiária urbana, cidades inteligentes, ordenamento territorial, elaboração e disseminação de conteúdo de planejamento e desenvolvimento urbano e regional. É professor efetivo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), professor permanente do Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais (PLANDITES/UERN) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI/UFERSA). Contribuiu para a gestão universitária, exercendo o cargo de Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura da UFERSA. Colabora para a academia ao longo do tempo com publicações de livros, artigos em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Exerceu o cargo de gestão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN) e atualmente é diretor da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-RN. Participou de Conselhos municipais e estaduais relacionados à cidade e ao meio ambiente.

Raimunda Thyciana Vasconcelos Fernandes , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Zootecnia (2009), Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Ciência Anima, ambos pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Tecnologia de alimentos, Boas Práticas de Fabricação - especialmente do sal para consumo animal - e Monitoramento de ambientes hipersalinos.

 

Ana Beatriz Alves de Araújo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutora em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mestra em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Engenheira Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Comunicadora Social (Publicitária) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pedagoga pela Universidade Claretiano; com Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica ? DocentEPT pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Master in Business Administration (MBA) em Gestão Estratégica de Marketing pela Unimais Educa Brasil. Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Unimais Educa Brasil. Área de atuação: Pedagogia em espaços não escolares, Comunicação para o Desenvolvimento Social, Responsabilidade Socioambiental, Educação Ambiental, Desenvolvimento Regional, Empreendedorismo, Educação a Distância, Recursos Hídricos, Valoração Ambiental Contingente, Saneamento Urbano e Rural, Reúso de Água Sanitária, Desinfecção solar, Tratamento de Resíduos Sólidos e Líquidos, Engenharia Hidráulica, Difusão e inovação tecnológica, Gestão de Projetos, Recursos Humanos e Engenharia de Segurança no Trabalho.

Downloads

Publicado

2023-01-04

Edição

Seção

Tecnologia, Modelagem e Geoprocessamento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)