O ensino do atletismo nas aulas de educação física
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2020.002.0005Palavras-chave:
Esporte, Prática esportiva, Educação FísicaResumo
A atletismo é considerado o esporte base para todas as modalidades esportivas, pois advém da execução dos movimentos naturais do homem nas suas mais diversas provas. Sabendo que a escola, especificamente nas aulas de educação física, a criança pode oportunizar através da pratica do atletismo o desenvolvimento dos aspectos físicos, motores, cognitivos e afetivos. O presente trabalho tem como objetivo identificar a incidência das principais modalidades do atletismo trabalhadas das aulas de Educação Física da rede pública de ensino de Bodocó/PE. Esse estudo trata de uma pesquisa de caráter quantitativa-descritiva, de campo, com corte transversal. A amostra foi composta por 14 professores da rede pública de ensino da cidade de Bodocó/Pernambuco. Foi utilizado um questionário semiestruturado proposto pelo pesquisador, visando identificar natureza do local da prática, horários de desenvolvimentos da prática do atletismo, predominância de sexo na prática do atletismo na escola e a incidência das provas de corridas, saltos, arremessos/lançamentos desenvolvidas nas práticas educativas. A análise de dados foi mensurada através de estatística descritiva por distribuição de frequência que usou as variáveis estatísticas, através do software SPSS na sua versão 23. Os resultados apontam uma predominância do sexo masculino nas práticas do atletismo, o campo como local predominante de pratica, o atletismo demostrou se praticado em ambos os turnos escolares. As corridas rasas (92,9%), os saltos em distância (42,9) e em altura (57,1%), arremesso do peso (35,7%), lançamento do disco (35,7%), lançamento do dardo (28,6%), tiveram maior incidência. Conclui-se que a prática do atletismo escolar da rede pública da cidade de Bodocó/PE é evidenciada em sua maior proporção dentro das provas de campo.
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