Athletics teaching in physical education classes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2020.002.0005

Keywords:

Sport, Sports practice, Physical Education

Abstract

Athletics is considered the base sport for all sports, as it comes from the execution of natural movements of man in his most diverse competitions. Knowing that the school, specifically in physical education classes, the child can make the development of physical, motor, cognitive and affective aspects possible through the practice of athletics. This work aims to identify the incidence of the main modalities of athletics worked in the Physical Education classes of the public school system in Bodocó-PE. This study is a quantitative-descriptive, field-based, cross-sectional research. The sample consisted of 14 public school teachers in the city of Bodocó- Pernambuco. A semi-structured questionnaire proposed by the researcher was used, aiming to identify the nature of the practice site, times of development of the practice of athletics, predominance of sex in the practice of athletics at school and the incidence of running, jumping, throwing/launching tests developed in the practices. educational. The data analysis was measured through descriptive statistics by frequency distribution that used the statistical variables, using the SPSS software in its version 23. The results indicate a predominance of males in athletics practices, the field as the predominant place of practice, athletics has been shown to be practiced in both school shifts. Shallow runs (92.9%), long jumps (42.9) and high (57.1%), shot put (35.7%), discus (35.7%), throw dart (28.6%), had a higher incidence. It is concluded that the practice of school athletics in the public school in the city of Bodocó-PE is evidenced in its greatest proportion within the field tests.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcos Antonio Araujo Bezerra, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Mestrando em Saúde da Criança e do Adolescente - UECE. Especialista em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais (UNILEÃO), Especialista em Nutrição Esportiva e Treinamento Desportivo (UNILEÃO), Especialista em Saúde Coletiva (FAVENI), Graduado em Educação Física (UNILEÃO). Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Docente do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Vale do Salgado. O enfoque de sua pesquisa é saúde da criança e do adolescentes (Fatores físicos, emocionais e cognitivos voltados ao exercício físico; TIC's (Tecnologia da informação e comunicação na educação); Práticas pedagógicas direcionadas a saúde na escola através do esporte.

Gabriela Gomes de Oliveira Bezerra, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Pós graduanda em Atividade Física e Saúde pelo IFCE e Docência do Ensino Superior pela FAVENI. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde vinculada ao Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - Juazeiro do Norte e membro do Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Esporte e Cultura vinculado a Faculdade Vale do Salgado - Icó. O enfoque da área de atuação é: Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Atividade Física e Saúde.

Cícero Idelvan de Morais, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Leão Sampaio (2009), Pós-graduação em Fisiologia do exercício e grupos especiais pelo Centro Universitário Leão Sampaio (2010), Atualmente é Professor do Curso de Educação Física no Centro Universitário Leão Sampaio com as disciplinas: Metodologia do Voleibol Escolar I, Metodologia do Voleibol Escolar II, Metodologia do Handebol Escolar I, Prática Curricular IV e Políticas Públicas, Educação e Educação Física. Atuou como Coordenador Municipal de Esporte na prefeitura Municipal de Várzea Alegre, Ministrou Aluas de Natação na Bio Treiner Academia. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Superior, Musculação e Treinamento de Força, Fisiologia do Exercício, Voleibol, Handebol, atuando principalmente nos seguintes temas: composição corporal, desempenho físico, atividade física, treinamento desportivo, musculação, fisiologia do exercício e organização de eventos esportivos.

Cícero Rodrigo da Silva, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Graduando em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2003) e com Especializações em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida - UVA (2006) e Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Drº Leão Sampaio - UNILEÃO (2009). Professor efetivo da rede estadual de ensino do Ceará ; Professor efetivo da rede municipal de ensino de Várzea Alegre e Professor do Curso de Educação Física do Centro Universitário Drº Leão Sampaio - UNILEÃO em Juazeiro do Norte - Ce, nas disciplinas: Metodologia da Natação I e II, Metodologia do Handebol Escolar II e Urgência em Saúde. Bombeiro Profissional Civil. Atua nas seguintes áreas: Educação Física Escolar, Natação, Handebol e Suporte Básico de Vida.

Cícero Cleber Brito Pereira, Centro Universitário Vale do Salgado

Graduado em Educação Física pela Faculdade Leão Sampaio (2012). Mestrando em Ensino na Saúde - CMEPES / UECE. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Patos (2014). Atualmente é docente do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Vale do Salgado. Está atualmente a frente das disciplinas de: Cinesiologia e Biomecânica, Cineantropometria, Natação I e II, Handebol I e II e Epidemiologia da Atividade Física; Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Várzea Alegre. Desenvolve pesquisas nas áreas relacionadas ao exercício físico em diversos tipos de população, com viés voltados para à aptidão física relacionada a saúde. Práticas pedagógicas de promoção da saúde na escola e formação de professores.

Published

2020-04-20

Most read articles by the same author(s)