O percurso da decisão para estabelecimento de um curso bacharelado com dupla titulação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2019.002.0001

Palavras-chave:

Processo decisório, Organização, Estratégia, Internacionalização

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar elementos presentes no processo decisório para estabelecimento de um curso bacharelado com dupla titulação envolvendo duas instituições de ensino, sendo uma brasileira e outra portuguesa. Para alcançar esse intento, realizou-se um estudo de caso acerca do processo decisório não estruturado, considerando os doze elementos básicos propostos por Mintzberg et al. (1976). Com relação aos fins, a pesquisa é descritiva, de natureza qualitativa, utilizando como meios para obtenção de dados diferentes fontes. Pode-se identificar que o processo decisório possui um alto nível de complexidade, principalmente ao considerar os fatores dinâmicos que o influenciam. Constata-se que o processo decisório pesquisado apresenta diversos atores, diferentes estratégias e interesses, fazendo com que grande parte do tempo seja dedicado ao desenvolvimento do projeto e ainda, valer-se de habilidade política em busca de consenso para aprovação da proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheldon William Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Especialista em Metodologias Ativas e Gestão Empresarial. Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professor Efetivo da área de Administração no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Docente desde 2007 em cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC. Tem interesse nos temas: educação corporativa, metodologias inovadoras de ensino, gestão de processos e organizações, legislação aplicada à administração, empreendedorismo, comércio exterior e relações internacionais.

Tuane Ferreira Melo, Universidade Federal de Lavras

Mestranda na área de Imunologia Veterinária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Pós graduada em Administração Hospitalar pelo Grupo Educacional Unis. Bacharel em Medicina Veterinária pela UFLA. Atuou como monitora voluntária da disciplina de Imunologia Veterinária, Obstetrícia Veterinária, Doenças I e Metabolismo Animal. Desenvolveu a função de Coordenadora de Comunicação do NEIV (Núcleo de Estudos em Inspeção Veterinária de 2015 a 2017) e desde de 2018 atua como Coordenadora de Eventos do NEIMBIO (Núcleo de Estudos em Imunobiologia). Pesquisadora na área de Imunologia em projetos financiados pelo CNPq. Tem interesse nos seguintes temas: biologia molecular, clínica de pequenos animais, doenças virais, imunologia e vacinologia.

Downloads

Publicado

2019-11-11

Edição

Seção

Ensino Superior, Pesquisa e Extensão