O letramento e o processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2019.001.0003Palavras-chave:
Educação, Cultura Escrita, Letramento, OralidadeResumo
A educação escolar exige redimensionamentos, mudanças efetivas, para que a formação do ser humano seja mais completa, mais coerente, com as exigências sociais e humanas. Pensar no processo de inserção do ser humano na cultura escrita é, sem dúvida, falar de inclusão, de participação social, de cidadania plena. Dessa forma, apresentam-se algumas concepções e práticas pedagógicas recorrentes na área Letramento e Oralidade. Verificar-se-á a relevância das marcas da oralidade, ocasionadas pelos os aspectos fonológicos (a sonoridade do fonema), para a produção escrita, sendo o nosso propósito abrir uma reflexão à prática pedagógica e ensino da Língua Portuguesa nas escolas de ensino fundamental, principalmente nas aulas de produção textual. Nesse sentido, tomaremos por base as bases filosóficas das Escolas de Ensino Fundamental de Santa Catarina, de base Sociointeracionista.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.