O letramento e o processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2019.001.0003

Palavras-chave:

Educação, Cultura Escrita, Letramento, Oralidade

Resumo

A educação escolar exige redimensionamentos, mudanças efetivas, para que a formação do ser humano seja mais completa, mais coerente, com as exigências sociais e humanas. Pensar no processo de inserção do ser humano na cultura escrita é, sem dúvida, falar de inclusão, de participação social, de cidadania plena. Dessa forma, apresentam-se algumas concepções e práticas pedagógicas recorrentes na área Letramento e Oralidade. Verificar-se-á a relevância das marcas da oralidade, ocasionadas pelos os aspectos fonológicos (a sonoridade do fonema), para a produção escrita, sendo o nosso propósito abrir uma reflexão à prática pedagógica e ensino da Língua Portuguesa nas escolas de ensino fundamental, principalmente nas aulas de produção textual. Nesse sentido, tomaremos por base as bases filosóficas das Escolas de Ensino Fundamental de Santa Catarina, de base Sociointeracionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-04

Edição

Seção

Práticas, Didática e Metodologias do Ensino