Avaliação da educação superior no Brasil: uma revisão sistemática da literatura e agenda futura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2024.001.0001

Palavras-chave:

SINAES, IES, Avaliação da Educação

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar os elementos fundamentais relacionados à qualidade do ensino superior no contexto brasileiro. A metodologia empregada envolveu a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) na base de dados Scopus, resultando na seleção de 29 artigos sobre a avaliação do ensino superior no contexto brasileiro. A análise de conteúdo foi adotada como técnica para identificar vertentes, metodologias e lacunas na pesquisa. Os resultados indicaram um crescente interesse na temática ao longo dos anos. Cinco categorias principais emergiram nos estudos: Avaliação de Desempenho, Indicadores de Qualidade, SINAES, Avaliação Institucional e Ensino Superior. Destaca-se a importância da autoavaliação institucional, métricas de qualidade e a singularidade do SINAES no contexto brasileiro. A agenda de pesquisas futuras identificou lacunas, como a avaliação do impacto de políticas governamentais, abordagens de qualidade das instituições e análises comparativas internacionais. Em conclusão, este estudo oferece uma visão abrangente da avaliação do ensino superior no Brasil, destacando sua evolução ao longo dos anos e apontando direcionamentos para melhorias contínuas no sistema educacional brasileiro. As categorias identificadas refletem a complexidade do tema, sublinhando a importância de esforços contínuos para aprimorar o sistema de ensino superior no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Rufino de Barros, FUCAPE Business School

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração, com Área de Concentração em Administração Estratégica e Finanças, pela FUCAPE Business School, Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes, Pós-Graduado em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes e em Administração Estratégica pela Universidade Estácio de Sá, Bacharel em Administração e Tecnólogo em Processos Gerenciais pela Universidade Estácio de Sá. Administrador no Instituto Federal Fluminense, vinculado à Diretoria de Desenvolvimento Institucional, exercendo atividades de apoio nas áreas de Desenvolvimento e Planejamento Estratégico; Gestão de Riscos e Integridade; Governança Pública; e Gestão de Processos e Projetos estratégicos. 

Meire Anchieta Ferreira, Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert

Graduada em Administração pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente, cursando Pedagogia no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM). Estagiária na Procuradoria Educacional Institucional do IFFluminense.

Downloads

Publicado

2024-04-20

Edição

Seção

Ensino Superior, Pesquisa e Extensão