Avaliação da educação superior no Brasil: uma revisão sistemática da literatura e agenda futura
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2024.001.0001Palavras-chave:
SINAES, IES, Avaliação da EducaçãoResumo
Este estudo tem por objetivo identificar os elementos fundamentais relacionados à qualidade do ensino superior no contexto brasileiro. A metodologia empregada envolveu a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) na base de dados Scopus, resultando na seleção de 29 artigos sobre a avaliação do ensino superior no contexto brasileiro. A análise de conteúdo foi adotada como técnica para identificar vertentes, metodologias e lacunas na pesquisa. Os resultados indicaram um crescente interesse na temática ao longo dos anos. Cinco categorias principais emergiram nos estudos: Avaliação de Desempenho, Indicadores de Qualidade, SINAES, Avaliação Institucional e Ensino Superior. Destaca-se a importância da autoavaliação institucional, métricas de qualidade e a singularidade do SINAES no contexto brasileiro. A agenda de pesquisas futuras identificou lacunas, como a avaliação do impacto de políticas governamentais, abordagens de qualidade das instituições e análises comparativas internacionais. Em conclusão, este estudo oferece uma visão abrangente da avaliação do ensino superior no Brasil, destacando sua evolução ao longo dos anos e apontando direcionamentos para melhorias contínuas no sistema educacional brasileiro. As categorias identificadas refletem a complexidade do tema, sublinhando a importância de esforços contínuos para aprimorar o sistema de ensino superior no país.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educationis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.