Alunos com necessidades especiais nas aulas de ciências e biologia: o que pensam os professores e estagiários?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.001.0010

Palavras-chave:

Inclusão educacional, Ensino de Ciências, Ensino de biologia

Resumo

Trabalhos demonstram ou que reconheçam que o processo de inclusão nos espaços educacionais vem rompendo barreiras sociais e tem demonstrado que a inclusão escolar é o caminho para uma melhor qualidade de ensino e de vida, tantoS atores sociais que vivenciam este processo (como professores e alunos estagiários de licenciaturas) como para os indivíduos portadores de necessidades especiais. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo diagnosticar quais as percepções e representações concebidas pelos professores e alunos de licenciatura do curso em Ciências Biológicas no decorrer de sua formação inicial sobre a inclusão de alunos com deficiência nas suas aulas de ciências e biologia. O trabalho de identificações quanto à inclusão de indivíduos com alguma deficiência nas aulas de ciências ou biologia foi realizado com alunos de licenciatura e junto as professoras de ciências e biologia que atuam nos laboratórios de uma escola particular, em Natal/RN. Neste momento, os alunos encontravam-se em período de estágio supervisionado, no ano de 2019. A amostra estudada foi composta por 8 professoras que acompanham as aulas nos laboratórios de ciências e biologia e 10 alunos matriculados em período de estágio supervisionado. Durante esses momentos, foi considerado o tema indutor 'alunos com necessidades especiais nas aulas de ciências e biologia e o processo de inclusão educacional' que serviu de elo condutor das representações. No trabalho utilizou a técnica de evocação livre e foi solicitado as professoras e alunos em grupo que registrassem 5 a 10 representações sobre o tema indutor. obtidos um total de 250 representações sobre o tema e, dentre as principais ocorrências, podemos destacar que 75% das palavras evocadas pelas professoras estavam relacionadas a melhorias, novas possibilidades e desafios para o processo de ensino e 60% das palavras evocadas pelos alunos refletiam problemas como dificuldades no processo de ensino e aprendizagem e medo do novo. A análise das percepções e reflexões enriqueceu a experiência conjunta de ambos (professores supervisores e alunos), pois os estagiários puderam refletir sobre as razões pelas quais os mesmos sentiam-se inseguros nas etapas iniciais do processo de formação (estágio) e a necessidade de inclusão educacional.  

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Biografia do Autor

Daniele Bezerra dos Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (2005), Mestrado em Bioecologia Aquática pela UFRN (2007) e Doutorado em Psicobiologia - UFRN (2013). Coordenou o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário UNIFACEX - janeiro/2012 a dezembro/2017; atuou como Coordenadora Institucional do Pibid/UNIFACEX/CAPES (projeto PIBID UNIFACEX - Edital n. 61/2013), no período de março/2014 a março/2018; Coordenadora do cursos de Pós-Graduação Lato sensu em Microbiologia e Parasitologia do Centro Universitário Facex - UNIFACEX (no período de janeiro/2013 a julho/2018) e Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais (fevereiro/2011-dezembro/2013). Professora dos Cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia. Atuou como Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNIFACEX - CPE/UNIFACEX até julho/2018. Atualmente, é professora do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFRN, Campus Pau dos Ferros, ministrando na Educação Profissional (Biologia I, Biologia II, Biologia Aplicada a Alimentos), no Ensino Superior, no curso de Licenciatura em Química, as disciplinas de Biologia para o Ensino de Ciências, Didática e Estágio Supervisionado III (Ensino em Ciências), na Pós-Graduação Lato sensu Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN (Educação e Meio Ambiente, Metodologia da Pesquisa), atua como docente permanente do Mestrado em Ensino PPGE - UERN/IFRN/UFERSA), Campus Pau dos Ferros. 

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2018). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2017). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2019). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís - FSL (2020). Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex - UNIFACEX (2015). É revisor dos periódicos Hólos; Revista Eletrônica Cientifica Ensino Interdisciplinar; Carpe Diem e Retratos da Escola. Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade. 

Publicado

2022-05-18

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