Elementos da desigualdade social no filme Parasita: uma análise da sociedade brasileira sob a ótica do cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.001.0009

Palavras-chave:

Filme, Parasita, Desigualdade social, Suburbano, Pobreza

Resumo

Este artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, de natureza aplicada. O objetivo principal desse trabalho é comparar a realidade da família Kim, protagonista do filme Parasita com a da população brasileira, segundo relatos de alguns jornais. Ao longo do texto foi enfatizada a desigualdade social que ocorre em Seul capital da Coreia do Sul, esta realidade é posta frente a frente com a realidade da população brasileira que também vive em moradias insalubres, assentamentos informais e lugares com aglomeração subnormal. As disparidades da sociedade mais periférica do Brasil e segregação espacial nas grandes capitais brasileiras, também são realçadas na discussão. O Filme Parasita nos faz refletir sobre a realidade social presente nas grandes cidades globais. É possível refletir de acordo com o filme Parasita a seguinte pergunta: quem de fato realmente são os Parasitas? Promovendo assim a reflexão sobre o parasita que cafetina as vidas em todo o mundo, o capitalismo.

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Biografia do Autor

Adriano Menino de Macêdo Júnior, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Bacharelado em Farmácia pelo Centro Universitário Natalense - UNICEUNA (2020).Com experiência em Epidemiologia e Saúde Pública e microbiologia, atuando em trabalhos de pesquisa como: Perfis Epidemiológicos da Saúde Pública, surtos, epidemias e pandemias, ocasionadas por microrganismos. Discente no curso de Letras - Língua Portuguesa, na UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - RN. Com experiência em Metodologia Científica.

Michelle Carneiro Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Enfermagem - Faculdades Integradas de Patos (2008). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Mulher.

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Ensino de Humanidades e Ciências Sociais

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