Letramento x distúrbios comunicativos – ‘gagueira’
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2020.002.0008Palabras clave:
Gagueira, Fluência, Disfluência, Distúrbios comunicativos, Desenvolvimento, Alfabetização, Letramento, Dificuldades, Leitura, IndivíduoResumen
Este trabalho teve como motivação uma rápida observação no ensino básico, onde foi possível chegar a um questionamento: Há relação em aquisição do letramento para indivíduos que possuem distúrbios como a gagueira?. Logo, com base nesse pensamento, tem o intuito de mostrar, sucintamente, uma perspectiva do que seria distúrbio comunicativo, especificamente, a gagueira. Baseando-se nos estudos da Jakubovicz, a qual escreveu um livro intitulado ‘Gagueira’, onde ela aborda a origem, desenvolvimento e teorias de definição, utilizando-se de outros teóricos, bem como Blodstein, que também teve seus estudos explanados neste trabalho, tentou-se chegar ao conhecimento sobre as dificuldades que alguém com gagueira depara-se na hora da aquisição do letramento, estando incluso na linha do ensino atual. Abordando a partir deste pensamento, na perspectiva escolar, a alfabetização e o letramento, com informações teóricas, principalmente, de Cagliari e Mortatti, para assim levantar a questão da tal dificuldade, que uma pessoa com distúrbio, pode encontrar no ensino mecânico atual das escolas. Concluindo, com a visão ainda da precariedade do ensino da língua portuguesa nas escolas, exposto por Cagliari, a leitura e a escrita são essenciais para se chegar ao letramento, levando em consideração também o social, pois é notável que a língua seja sinônimo de status social, levando assim a possibilidade de um ‘gago’ ser excluído socialmente, já que não possui uma ‘dicção boa’, ou, até mesmo o próprio indivíduo pode, para não estar entre os excluídos, optar em ter uma posição de rejeição com a leitura, fazendo uso de outros conhecimentos que não sejam inerentes aos estudos formais, como escrita e leitura.
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