O uso de flashcards como método de revisão no aprendizado de biologia celular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2024.001.0002

Palabras clave:

Biologia, Aprendizagem, Ensino

Resumen

Este estudo teve como objetivo analisar o uso de flashcards em uma atividade de cursinho pré-vestibular, como método de revisão no estudo de biologia celular. Metodologicamente usou-se uma pesquisa quali-quantitativa, pesquisa-ação, uso de questionário fechado e análise interpretativa. A amostra contou com 40 estudantes de ambos os sexos, entre 17 e 22 anos. Como resultados, foi possível perceber que 92,5% dos alunos avaliaram como excelente o uso dos flashcards no processo de aprendizado. Em conclusão, aponta-se para o uso de flashcards incentivado pelos professores de todas as disciplinas, por ser uma metodologia ativa de ensino que auxilia o processo de aprendizado dos alunos. Assim sendo, os flashcards se mostram promissores como metodologias ativas no processo de aprendizado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael da Silva Paiva, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2022), especialização em Educação Especial Inclusiva e Libras pela Faculdade Estratego (2023), especializando em Educação para as Relações Étnico-Raciais pelo Instituto Federal do Pará (2023), mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (2023). É Professor no NPE Prepara Vestibulares, onde ministra disciplinas de Biologia e Química. Desenvolve pesquisas sobre clima e dinâmica socioambiental na Amazônia, assim como tem interesse em estudos que analisam uso e cobertura do solo.

Publicado

2024-04-20