Educação Inclusiva: desafios no processo educacional de pessoas com necessidades educacionais especiais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2023.001.0003

Palabras clave:

Desafios, Educação Inclusiva, Pessoas com deficiência

Resumen

A educação inclusiva é uma modalidade especializada no aluno e dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de novas maneiras de ensinar, adequadas a heterogeneidade dos aprendizes e compatível com os ideais democráticos de uma educação para todos. O estudo tem como objetivo geral analisar os principais desafios de professores e alunos com relação à educação inclusiva. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, e o método de abordagem empregado foi o qualitativo, pois ao longo de toda a pesquisa os dados coletados foram lidos, analisados, interpretados e descritos. A EI não pode ser considerada como integracionista, pois não visa que a criança e adolescente se adapte à sociedade, mas sim relaciona a um processo de mão dupla, onde medidas devem ser tomadas para que o aluno possa se integrar da melhor maneira, mas admitindo suas próprias dificuldades e limitações. Ou seja, a EI visa a aprendizagem levando em consideração todos os aspectos e características de todos os alunos, primando pela equidade e valorizando as diferenças que são vistas como diversidades, o que torna o processo enriquecedor para todos. Assim, o aprendizado das crianças com deficiência é de extrema importância para o seu desenvolvimento social, cultural, cognitivo e emocional. Assim, cabe ao professor utilizar metodologias e práticas que os ajudem a desenvolver suas habilidades, obedecendo às limitações de cada educando para que de fato aconteça o ensino-aprendizado das mesmas.

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Biografía del autor/a

Alvani Bomfim de Sousa Júnior, Faculdade Jardins

Doutorado em Ciências Contábeis pela Univerdiad Martin Lutero (Flórida/EUA), Mestrado em Administração pela UNINTER, Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Negócios de Sergipe - FANESE; Licenciado em Matemática pela UNINTER e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Jardins ? FACJARDINS; Especializações em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB; Estratégias Empresariais pela Universidade das Américas - UNIAMERICA; Direto do Trabalho, Direto Previdenciário, Direto Tributário todos pela Faculdade Única ? PROMINAS; Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França ? FSLF; Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Única - PROMINAS. Membro da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de Sergipe ? APJESE sob nº 75 hoje atual presidente para o biênio 2021/2022; Membro da Academia Sergipana de Ciências Contábeis ? ASCC na Cátedra 16; Membro do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais, cujo a linha de pesquisa é ?Os Saberes Acadêmicos e suas Práticas? ? UNIT e Participou do Grupo de Pesquisa em Contabilidade e Finanças ? UFS; Participou como membro da Comissão de Estudo de Auditoria e Perícia Contábil do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Sergipe - CEAPC | Ocupação Profissional: Empresário Contábil e Docente. Tem atuado na área de auditoria e pericias nos ramos contábil, fiscal e trabalhistas, previdenciário e na área financeira, além de atuação como consultoria e assessoria contábil e Financeira em terceiro setor. Além de atuar como docente nas IES no curso de graduação e pós-graduação e também já atuei como coordenador de polo dentre algumas IES. Inscrito como Perito no CNPC ? Cadastrado Nacional de Peritos Contábeis com atual em diversas Varas Cíveis do tribunal estadual e federal no estado de Sergipe. Por fim, possui várias publicações de artigos em revistas nacionais e internacional, capitulo de livros e autor de livros e colunista permanente do Jornal Brasileiro de Contabilidade. 

Rosane Rosário do Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Engenharia de Produção pela Faculdade José Augusto Vieira - FJAV com MBA em finanças corporativas, auditoria e controladoria pela Universidade Tiradentes - UNIT. Graduada em Pedagogia; pela UNIT e pós-graduada em MBA em Segurança do trabalho e Gestão de pessoas pela Faculdade de Ciências da Bahia - FACIBA, Latu sensu em Educação especial e Neuropsicopedagogia, pela FACIBA. Atualmente ingressa no curso de Licenciatura em Física pela UFS e mestranda no Programa De Pós-Graduação Em Rede Nacional Para Ensino Das Ciências Ambientais (Profciamb). Profissional com ampla experiência em diversas áreas do mercado de trabalho. Experiência em educação como monitora e professora auxiliar numa escola pública, e estágio na área de formação e relacionamento CCR ASCOOB COOPEC. Quanto a área de administração e comercio, possui experiências na área de vendas, na área de compras, assistências, estoques e marketing; atuação como auxiliar contábil e no departamento de educação de empresa na área financeira. Assistente financeiro em uma empresa do ramo agrícola. Atuante como Educadora profissional no curso de Segurança do trabalho. Profissional com boa comunicação, determinação, facilidade em aprender e adaptação a mudanças. Publicações na Revista Emphasis do artigo "GESTÃO DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS: O uso da Logística Reversa para minimizar os efeitos socioambientais", na revista Entrepreneurship do artigo "AUDITORIA, CONTROLE INTERNO E GESTÃO DE RISCO: IMPORTANTES ALIADOS NA TOMADA DE DECISÃO" e na Internacional Integralize Scientific do artigo "A EDUCAÇÃO FINANCEIRA ALIADA AO ENSINO DA MATEMÁTICA".

Marcela Santos Almeida, Faculdade Jardins

Graduada em Ciências Biológicas-Licenciatura, pela Universidade Federal de Sergipe, Campus de Itabaiana, curso concluído em 2011/1. Participei como voluntária do PICVOL/CNPQ , no período de 2009-2011, trabalhando com pesquisa em formação de professores, professor-pesquisador e estágio supervisionado de ensino de Biologia. Atuei como professora da rede privada em Itabaiana/SE, ministrando a disciplina de Ciências, do 6º Ano ao 9º Ano, durante 2009 até 2016, e também atuei nessa instituição como coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I de 2014 à 2016. Foi bolsista de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe(NPGECIMA-UFS/OBEDUC-CAPES), de 2012 à 2014. Em 2012 iniciei pesquisas sobre teste de desempenho escolar, dificuldades de aprendizagem , avaliação de desempenho em Ciências , desempenho escolar através do Projeto "Desempenho escolar inclusivo na Perspectiva Multidisciplinar" ( OBEDUC-CAPES).Participei do grupo de pesquisa: Grupo Inter-institucional Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica (IDEIA- UFSM) e Grupo de Estudos , e atualmente participo do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade ( EDUCON- UFS). Lecionei nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Biologia no nível superior na Faculdades Integradas de Sergipe (FISE), em Tobias Barreto/SE e fui membro do Núcleo Docente Estruturante ( NDE - FISE) (2014-2019). Em 2015 fiz pós- graduação em Didática e metodologia do ensino superior na FSLF/SE, e em 2017 fiz a pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, as duas concluídas. Em 2018 fiz o curso de Segunda |Licenciatura em Pedagogia pela Uninter/SE. Fui tutora de Biologia do Cesad(UFS) (2017-2018). Dei aulas de ciências em escola estadual, do do 6º Ano ao 9º Ano, em Simão Dias/SE (2017-2018). Ministrei ciências e Biologia na EJA na Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculino (Casem) (2019-2021) , e nesse período atuei como docente em escolas da rede municipal de Aracaju. Atualmente, leciono no cursos de graduação em Pedagogia e nos cursos de pós-graduação da Faculdade Jardins/SE, polo interiores, e também estou como colaboradora da coordenação pedagógica do polo de Itabaiana da Faculdade Jardins/SE. Atuo também como professora de ciências da rede municipal de Aracaju . Desde 2021, atendo em consultório na cidade de Itabaiana como Neuropsicopedagoga clínica, e a partir 2022 estou trabalhando no Colégio Amadeus, em Aracaju-SE, como neuropsicopedagoga institucional e responsável pelo Núcleo de Educação Inclusiva. Venho desenvolvendo estudos nas áreas da Neurociência e Educação especial e inclusiva, Educação inclusiva e Aprendizagem e Psicopedagogia baseada em ABA.

Talison Bruno Santos Santana, Faculdade de Ciências da Bahia

Pós Graduado em Finanças Corporativas e Matemática, pelo Grupo Educacional Faveni (2020), graduação em Matemática pelo Centro Universitário AGES (2018) e formação como Técnico em Informática para a Internet pela rede E-Tec Brasil (2017). Atualmente é Diretor Administrativo na Cooperativa de Crédito Rural ASCOOB COOPEC. Tem experiência na área de Matemática, Educação, Tecnologia de informação, Economia e Cooperativismo de Crédito Solidário.

Publicado

2023-06-19