A temática ‘o meu bairro’ como ferramenta de sensibilização na cartografia com alunos do Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território (PIPAT) da EJA

Autores/as

  • Mikael Mansur Martinelli Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.002.0008

Palabras clave:

Cartografia, Território, EJA, PIPAT

Resumen

A atividade foi elaborada de forma interdisciplinar, entre as matérias de ciências, história, geografia e artes. Assim cada professor abordou um contexto sobre o tema principal do projeto durante as aulas. Posteriormente foi realizada uma aula prática para a modelagem da argila a partir modelada a partir de barro de construção. Com esse trabalho foi possível despertar aptidões, estimular a produção artística e despertar sentimentos terapêutico. O aprendizado é um objetivo que pretende conduzir o aluno a um determinado tipo de desenvolvimento, com intervenção do professor por meio de instrumentos pedagógicos, contribuindo para o conhecimento da arte e cultura. O ensino por meio da interdisciplinaridade pressupõe o uso e integração de métodos e análises de um mesmo tema por várias disciplinas escolares. Assim, um determinado assunto é abordado sob múltiplas perspectivas, em aulas de disciplinas diferentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mikael Mansur Martinelli, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET). Graduação em Ciências Biológicas pela ESFA - Escola de Ensino Superior do Educandário Seráfico São Francisco de Assis (2008) e Licenciatura em Letras Português-Inglês pela FAVENI - Faculdade Venda Nova do Imigrante. Especialização em Educação Ambiental INTERVALE (2021) e Literatura e Cultura pela INTERVALE (2021). Como professor atuou em escolas municipais e estaduais do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Foi taxidermista e pesquisador do Museu de Biologia Prof. "Mello Leitão" - MBML e Instituto Jacarenema de Pesquisas Ambientais - INJAPA.

Publicado

2023-01-09

Número

Sección

Ensino de Humanidades e Ciências Sociais