Smartphone as the foundation of active methodologies in teaching and learning geography

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2020.002.0003

Keywords:

Applications, Site, Geography, Free versions

Abstract

New technologies have definitely broken down the forms, habits and customs of how we live, which is certainly a path of no return. Although it seems simple, at first glance, following this path requires reflection by everyone, as it demands new ethical and moral questions, which we were not used to, especially in the educational field. Thus, it aims to survey free applications available in virtual stores (Aplle Store and Play Store) and websites, as well as assess how they are able to assist and what barriers they can offer in the process of teaching and learning Geography. Students can benefit from these resources made available, with regard to their academic production and performing collaborative activities with colleagues and teachers, these students benefit from the technologies that are offered in a series of resources, which, if integrated with the pedagogical processes, help and approach the schools of technological reality, in which today's society is inserted. Thus, we observe that the internet is one of the limiting facts in the use of these new technologies, as well as, the size of the applications made available, the excess of advertisements in the applications, in addition to the limitations of their functions in free versions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edinelson Saldanha Correa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará e Licenciatura em Matemática na Faculdade Lapa, mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (2006), Doutor em Ciências Ambientais. Atualmente extensionista rural na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará, onde tem desenvolvido metodologia para construção do Plano de Desenvolvimento de Assentamento (PDA), licenciamento ambiental dos assentamentos e diagnósticos ambientais, com foco em analises de água, solo e uso e cobertura do solo. Professor titular na universidade da Amazonia(UNAMA), trabalhando com disciplinas na área de ciências ambientais, , tais como licenciamento ambiental e recursos hídricos, e ainda ministra disciplinas na área de química tais como, química inorgânica e química orgânica. Diretor Técnico na Tapajos Soluções Ambientais, onde são desenvolvidos trabalhos na área ambiental com ênfase em Análise de Traços de substancias potencialmente poluidoras em água, solo, sedimento e ar, onde é o responsável técnico pelas analises quantitativas realizadas pela empresa. Possui ainda experiencias nas seguintes áreas: difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura(MEV), sensoriamento remoto, Assistência Técnica Social e Ambiental (ATES), analises de água, solo, sedimentos de fundo e simulação ambiental com modelo de SWAT.

Thiago Rocha Shinaigger, Universidade Federal do Oeste do Pará

Acadêmico na Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, no curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas com progressão para o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, no Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas - ICTA. Graduando na Faculdade Educacional da Lapa curso de graduação em licenciatura em matemática. Representante discente no conselho superior do Instituto em Ciências e tecnologia das Águas - ICTA, e no colegiado do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas. Vinculado a projetos voltados para análises Físico, Química e microbiológica da água, com ênfases em áreas degradas. Estagiário na empresa Tapajós Soluções Ambientais, atuando nas áreas de analises de solo, ar e água.

Published

2020-04-27

Issue

Section

Tecnologia, Educomunicação e Cibercultura