Letramento x distúrbios comunicativos – ‘gagueira’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2020.002.0008

Palavras-chave:

Gagueira, Fluência, Disfluência, Distúrbios comunicativos, Desenvolvimento, Alfabetização, Letramento, Dificuldades, Leitura, Indivíduo

Resumo

Este trabalho teve como motivação uma rápida observação no ensino básico, onde foi possível chegar a um questionamento: Há relação em aquisição do letramento para indivíduos que possuem distúrbios como a gagueira?. Logo, com base nesse pensamento, tem o intuito de mostrar, sucintamente, uma perspectiva do que seria distúrbio comunicativo, especificamente, a gagueira. Baseando-se nos estudos da Jakubovicz, a qual escreveu um livro intitulado ‘Gagueira’, onde ela aborda a origem, desenvolvimento e teorias de definição, utilizando-se de outros teóricos, bem como Blodstein, que também teve seus estudos explanados neste trabalho, tentou-se chegar ao conhecimento sobre as dificuldades que alguém com gagueira depara-se na hora da aquisição do letramento, estando incluso na linha do ensino atual. Abordando a partir deste pensamento, na perspectiva escolar, a alfabetização e o letramento, com informações teóricas, principalmente, de Cagliari e Mortatti, para assim levantar a questão da tal dificuldade, que uma pessoa com distúrbio, pode encontrar no ensino mecânico atual das escolas. Concluindo, com a visão ainda da precariedade do ensino da língua portuguesa nas escolas, exposto por Cagliari, a leitura e a escrita são essenciais para se chegar ao letramento, levando em consideração também o social, pois é notável que a língua seja sinônimo de status social, levando assim a possibilidade de um ‘gago’ ser excluído socialmente, já que não possui uma ‘dicção boa’, ou, até mesmo o próprio indivíduo pode, para não estar entre os excluídos, optar em ter uma posição de rejeição com a leitura, fazendo uso de outros conhecimentos que não sejam inerentes aos estudos formais, como escrita e leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Larisse Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe, apta para lecionar. Experiência na área em Português(gramática) e interpretação de texto, Linguística, discurso e suas vertentes.
Interesses particulares em Fotografia como forma de linguagem, psicanálise e análise comportamental, bem como análise discursivas.

Downloads

Publicado

2020-10-28