Smartphone como alicerce de metodologias ativas no ensino e aprendizagem da geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2020.002.0003

Palavras-chave:

Aplicativos, Site, Geografia, Versões livres

Resumo

As novas tecnologias decompuseram definitivamente as formas, hábitos e costumes do como vivemos, o que de certo é um caminho sem volta. Embora pareça simples, em um primeiro olhar, trilhar esse caminho requer reflexão de todos, porquanto nos exige novas questões éticas e morais, das quais não estávamos acostumados, especialmente no âmbito educacional. Desta forma, este tem como objetivo o levantamento de aplicativos livres disponíveis em lojas virtuais (Aplle Store e Play Store) e sites, bem como, a avaliação como são capazes de auxiliar e quais entraves podem oferecer no processo de ensino e aprendizagem da Geografia. Os alunos podem se beneficiar desses recursos disponibilizados, no que tange a sua produção acadêmica e realizando atividades colaborativas com colegas e professores, estes alunos se beneficiam das tecnologias que são oferecidas em uma série de recursos, que se integrados aos processos pedagógicos, auxiliam e aproximam as escolas da realidade tecnológica, em que a sociedade atual está inserida. Desta forma, observamos que a internet é um dos fatos limitantes na utilização destas novas tecnologias, bem como, o tamanho dos aplicativos disponibilizados, o excesso de propagandas nos aplicativos, além das limitações próprias das suas funções em versões livre.

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Biografia do Autor

Edinelson Saldanha Correa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará e Licenciatura em Matemática na Faculdade Lapa, mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (2006), Doutor em Ciências Ambientais. Atualmente extensionista rural na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará, onde tem desenvolvido metodologia para construção do Plano de Desenvolvimento de Assentamento (PDA), licenciamento ambiental dos assentamentos e diagnósticos ambientais, com foco em analises de água, solo e uso e cobertura do solo. Professor titular na universidade da Amazonia(UNAMA), trabalhando com disciplinas na área de ciências ambientais, , tais como licenciamento ambiental e recursos hídricos, e ainda ministra disciplinas na área de química tais como, química inorgânica e química orgânica. Diretor Técnico na Tapajos Soluções Ambientais, onde são desenvolvidos trabalhos na área ambiental com ênfase em Análise de Traços de substancias potencialmente poluidoras em água, solo, sedimento e ar, onde é o responsável técnico pelas analises quantitativas realizadas pela empresa. Possui ainda experiencias nas seguintes áreas: difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura(MEV), sensoriamento remoto, Assistência Técnica Social e Ambiental (ATES), analises de água, solo, sedimentos de fundo e simulação ambiental com modelo de SWAT.

Thiago Rocha Shinaigger, Universidade Federal do Oeste do Pará

Acadêmico na Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, no curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas com progressão para o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, no Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas - ICTA. Graduando na Faculdade Educacional da Lapa curso de graduação em licenciatura em matemática. Representante discente no conselho superior do Instituto em Ciências e tecnologia das Águas - ICTA, e no colegiado do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas. Vinculado a projetos voltados para análises Físico, Química e microbiológica da água, com ênfases em áreas degradas. Estagiário na empresa Tapajós Soluções Ambientais, atuando nas áreas de analises de solo, ar e água.

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Publicado

2020-04-27

Edição

Seção

Tecnologia, Educomunicação e Cibercultura