Concepções de intelectual, reflexivo e pesquisador na formação dos professores de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2020.002.0001

Palavras-chave:

Formação de Professores, Concepções de Formação de Professores, Educação Física

Resumo

As políticas de formação inicial de professores nas últimas décadas, veem sendo enfatizadas em diversos debates sobre educação em busca de qualificar o processo educativo, para melhor atingir os estudantes da educação básica no tocante as novas demandas sociais da contemporaneidade. Nesses debates, normalmente, é vinculado o sucesso das práticas educativas na formação inicial dos professores, tornando a formação docente o grande alvo das pesquisas acadêmicas. Assim, a formação de professores, etapa da constituição do profissional da educação, aparece sob várias formas e concepções, e acabam sendo ligadas aos aportes teóricos dos seus formadores. O presente texto busca a partir de uma pesquisa bibliográfica de fundamentação teórica-metodológica ligada na perspectiva crítica histórico-cultural, a qual entende as atividades humanas como forma desencadeadora para o seu desenvolvimento, bem como tendo a educação como seu condicionante político e social, refletir sobre as concepções de intelectual, reflexivo e pesquisador na formação de professores, em especial para a Educação Física. Com sentido de contribuir epistemologicamente para o campo de formação inicial de professores na análise dos paradigmas de formação docente descritos pela literatura, esse estudo partiu das discussões realizadas na disciplina de questões epistemológicas da didática do ensino superior do curso de pós graduação em docência do ensino superior, na linha de formação de professores, currículo e ensino, tendo como campo de investigação científica à produção de novos conhecimentos na perspectiva interdisciplinar, propondo intervenções pedagógicas inovadoras para a transformação da sala de aula e da educação. Nessa perspectiva, pensar nos pressupostos da racionalidade técnica e o perfil do profissional formado sob esses parâmetros, são essenciais para compreender em qual âmbito de formação esse profissional se dará, para podermos agirmos sobre as teorias nas perspectivas de formar um profissional da educação reflexivo, e assim gerar as possibilidades de emancipação pela adoção de concepções na formação como pesquisa efetiva e permanente.

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Biografia do Autor

José de Caldas Simões Neto, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA em 2019. Técnico em Auxiliar de Fiscalização Ambiental pelo Instituto Tecnológico Brasileiro em 2017. Especialista em Nutrição Esportiva e Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio em 2015, Especialista em Gestão Escolar com ênfase em Psicologia da Aprendizagem pela Faculdade Evangélica do Piauí em 2014, Especialista em Prática Docente do Ensino Superior pela Faculdade Integradas de Patos em 2013. Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio em 2012. Vice Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Lazer e Sociedade do Departamento de Educação Física da UNILEÃO desde 2016. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Lazer e Sociedade; Pedagogia do Esporte; Formação de Professores; Gestão de Lazer e Meio Ambiente e Corpo, Sexo e Gênero na Educação Física.

Raimundo Santana Leandro, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Especialista em docência do ensino superior.

Maria Dulcinea da Silva Loureiro, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor titular da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, ensino de filosofia e literatura.

Ariza Maria Rocha, Universidade Regional do Cariri

Pós-doutorado em História pela Faculdade de Letras/ Universidade de Lisboa FLUL (2013-2014). Doutora em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará-UFC (2005-2008). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2000-2002). Especialista em Educação Física Infantil, Universidade de Fortaleza UNIFOR (1988) e Filosofia Política, Universidade Federal do Ceará UFC, 1999. Licenciada em Educação Física, 1988. Líder do Núcleo de Pesquisa, Estudo e Extensão em Educação Física desde 2003.

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Publicado

2020-04-20

Edição

Seção

Bases e Teorias Educacionais