Educação Inclusiva: desafios no processo educacional de pessoas com necessidades educacionais especiais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2023.001.0003Palavras-chave:
Desafios, Educação Inclusiva, Pessoas com deficiênciaResumo
A educação inclusiva é uma modalidade especializada no aluno e dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de novas maneiras de ensinar, adequadas a heterogeneidade dos aprendizes e compatível com os ideais democráticos de uma educação para todos. O estudo tem como objetivo geral analisar os principais desafios de professores e alunos com relação à educação inclusiva. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, e o método de abordagem empregado foi o qualitativo, pois ao longo de toda a pesquisa os dados coletados foram lidos, analisados, interpretados e descritos. A EI não pode ser considerada como integracionista, pois não visa que a criança e adolescente se adapte à sociedade, mas sim relaciona a um processo de mão dupla, onde medidas devem ser tomadas para que o aluno possa se integrar da melhor maneira, mas admitindo suas próprias dificuldades e limitações. Ou seja, a EI visa a aprendizagem levando em consideração todos os aspectos e características de todos os alunos, primando pela equidade e valorizando as diferenças que são vistas como diversidades, o que torna o processo enriquecedor para todos. Assim, o aprendizado das crianças com deficiência é de extrema importância para o seu desenvolvimento social, cultural, cognitivo e emocional. Assim, cabe ao professor utilizar metodologias e práticas que os ajudem a desenvolver suas habilidades, obedecendo às limitações de cada educando para que de fato aconteça o ensino-aprendizado das mesmas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educationis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.