A temática ‘o meu bairro’ como ferramenta de sensibilização na cartografia com alunos do Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território (PIPAT) da EJA

Autores

  • Mikael Mansur Martinelli Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.002.0008

Palavras-chave:

Cartografia, Território, EJA, PIPAT

Resumo

A atividade foi elaborada de forma interdisciplinar, entre as matérias de ciências, história, geografia e artes. Assim cada professor abordou um contexto sobre o tema principal do projeto durante as aulas. Posteriormente foi realizada uma aula prática para a modelagem da argila a partir modelada a partir de barro de construção. Com esse trabalho foi possível despertar aptidões, estimular a produção artística e despertar sentimentos terapêutico. O aprendizado é um objetivo que pretende conduzir o aluno a um determinado tipo de desenvolvimento, com intervenção do professor por meio de instrumentos pedagógicos, contribuindo para o conhecimento da arte e cultura. O ensino por meio da interdisciplinaridade pressupõe o uso e integração de métodos e análises de um mesmo tema por várias disciplinas escolares. Assim, um determinado assunto é abordado sob múltiplas perspectivas, em aulas de disciplinas diferentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikael Mansur Martinelli, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET). Graduação em Ciências Biológicas pela ESFA - Escola de Ensino Superior do Educandário Seráfico São Francisco de Assis (2008) e Licenciatura em Letras Português-Inglês pela FAVENI - Faculdade Venda Nova do Imigrante. Especialização em Educação Ambiental INTERVALE (2021) e Literatura e Cultura pela INTERVALE (2021). Como professor atuou em escolas municipais e estaduais do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Foi taxidermista e pesquisador do Museu de Biologia Prof. "Mello Leitão" - MBML e Instituto Jacarenema de Pesquisas Ambientais - INJAPA.

Publicado

2023-01-09

Edição

Seção

Ensino de Humanidades e Ciências Sociais