Educação financeira sob a ótica da análise bibliométrica embasada no portal SPELL
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.003.0003Palavras-chave:
Educação financeira, Produção científica, FinançasResumo
O termo ‘Educação Financeira’ abriga múltiplos propósitos, entre eles: finanças pessoais, orçamento pessoal, equilíbrio/planejamento financeiro, investimento, rendimentos entre outros. Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa científica de caráter exploratório e descritivo, utilizando a abordagem qualitativa e análise bibliométrica, a partir da utilização de dados secundários. Para a realização deste estudo, foram pesquisados artigos pertinentes ao tema publicados no portal SPELL até dezembro de 2019. Observa-se que por meio da palavra-chave: ‘Educação Financeira’ foram encontrados 26 artigos públicos no portal, sendo o primeiro publicado no ano de 2005. O ano de 2017 obteve o maior número de publicações: cinco (5) artigos publicados. Inferimos que houve o interesse de pesquisa sobre a Educação Financeira nos últimos anos, evidenciando que o tema vem ganhando espaço nas esferas administrativas e sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.