Educação financeira sob a ótica da análise bibliométrica embasada no portal SPELL
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.003.0003Palabras clave:
Educação financeira, Produção científica, FinançasResumen
O termo ‘Educação Financeira’ abriga múltiplos propósitos, entre eles: finanças pessoais, orçamento pessoal, equilíbrio/planejamento financeiro, investimento, rendimentos entre outros. Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa científica de caráter exploratório e descritivo, utilizando a abordagem qualitativa e análise bibliométrica, a partir da utilização de dados secundários. Para a realização deste estudo, foram pesquisados artigos pertinentes ao tema publicados no portal SPELL até dezembro de 2019. Observa-se que por meio da palavra-chave: ‘Educação Financeira’ foram encontrados 26 artigos públicos no portal, sendo o primeiro publicado no ano de 2005. O ano de 2017 obteve o maior número de publicações: cinco (5) artigos publicados. Inferimos que houve o interesse de pesquisa sobre a Educação Financeira nos últimos anos, evidenciando que o tema vem ganhando espaço nas esferas administrativas e sociais.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.