Precificação e a relação com a margem de contribuição nas decisões gerenciais: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.001.0008

Palavras-chave:

Precificação, Margem de Contribuição, Decisões Gerenciais

Resumo

Este artigo teve como objetivo geral evidenciar a formação do preço de venda dos itens produzidos pela panificadora. O estudo buscou elucidar a seguinte problemática: como a empresa define sua estratégia de formação de preço de venda? No caminho metodológico, a pesquisa enquadrou-se em relação à abordagem como qualitativa e quantitativa; em relação aos procedimentos com o estudo de caso e como técnicas de coletas de dados e análise, utilizou-se de: observação, entrevista e planilha eletrônica. Observou-se que, dentre os produtos de fabricação própria o produto com maior margem de contribuição, é o produto 2 (Biscoito ‘Chipinha’), e que o produto de menor margem de contribuição é o produto 9 (Chipa). O estudo também mostrou que o produto mais vendido é o produto 11 (pão francês). Conclui-se com o estudo que, como a empresa está ativa há 16 anos, considera-se que já conquistou seu espaço e tem um número de clientes consideráveis para que ela possa se manter, e isso nos permite apontar que, a margem de contribuição dos produtos da empresa é boa. No entanto, os preços praticados ficaram abaixo dos sugeridos pelo markup.

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Biografia do Autor

Tania Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Educação Física pelo Fundação Educacional de Andradina (2007).

Ivan Guimarães Meirelles, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA pela ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL (2008). Atualmente é professor da ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. É analista desenvolvedor de sistemas para automação comercial pela Zizo Informática. Chefe do departamento de informática da Zizo Pneus Pirelli. Programador responsável pelo sistema GENOMA PDV, homologado junto a Secretaria de Fazenda do Mato Grosso do Sul (PAF-ECF) e TEF.

Crislaine da Silva Souza Albuquerque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Faculdades Integradas Rui Barbosa(2008). Tem experiência na área de Administração.

Rafael Viana Barbosa de Paula, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Silvio Paula Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Ciências Contábeis pela (UNISINOS) Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2019), mestrado em Engenharia de Produção pela (UNIMEP) Universidade Metodista de Piracicaba (2005), especialização em Administração Contábil e Controladoria pelo (UNIFEV) Centro Universitário de Votuporanga (2000) e graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional de Votuporanga (1994). Atualmente é professor adjunto da (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Temas de interesse: tributos (impostos), custos e recursos ao empreendedorismo.

André Luiz Francisco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Administração pela FUFMS (2002), lato sensu Finanças e Contabilidade FUFMS 2003, stricto sensu em Geografia FUFMS (2013). Professor do Magistério Superior FUFMS. Linhas de Pesquisa e Extensão: Modelagem Organizacional (Eficiência - Eficácia - Amplitude de Controle) e Gestão da Informação com o uso de indicadores organizacionais para tomada de decisões.

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Publicado

2019-06-20