Precificação e a relação com a margem de contribuição nas decisões gerenciais: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.001.0008Palabras clave:
Precificação, Margem de Contribuição, Decisões GerenciaisResumen
Este artigo teve como objetivo geral evidenciar a formação do preço de venda dos itens produzidos pela panificadora. O estudo buscou elucidar a seguinte problemática: como a empresa define sua estratégia de formação de preço de venda? No caminho metodológico, a pesquisa enquadrou-se em relação à abordagem como qualitativa e quantitativa; em relação aos procedimentos com o estudo de caso e como técnicas de coletas de dados e análise, utilizou-se de: observação, entrevista e planilha eletrônica. Observou-se que, dentre os produtos de fabricação própria o produto com maior margem de contribuição, é o produto 2 (Biscoito ‘Chipinha’), e que o produto de menor margem de contribuição é o produto 9 (Chipa). O estudo também mostrou que o produto mais vendido é o produto 11 (pão francês). Conclui-se com o estudo que, como a empresa está ativa há 16 anos, considera-se que já conquistou seu espaço e tem um número de clientes consideráveis para que ela possa se manter, e isso nos permite apontar que, a margem de contribuição dos produtos da empresa é boa. No entanto, os preços praticados ficaram abaixo dos sugeridos pelo markup.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.