Educação financeira sob a ótica da análise bibliométrica embasada no portal SPELL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.003.0003

Palavras-chave:

Educação financeira, Produção científica, Finanças

Resumo

O termo ‘Educação Financeira’ abriga múltiplos propósitos, entre eles: finanças pessoais, orçamento pessoal, equilíbrio/planejamento financeiro, investimento, rendimentos entre outros. Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa científica de caráter exploratório e descritivo, utilizando a abordagem qualitativa e análise bibliométrica, a partir da utilização de dados secundários. Para a realização deste estudo, foram pesquisados artigos pertinentes ao tema publicados no portal SPELL até dezembro de 2019. Observa-se que por meio da palavra-chave: ‘Educação Financeira’ foram encontrados 26 artigos públicos no portal, sendo o primeiro publicado no ano de 2005. O ano de 2017 obteve o maior número de publicações: cinco (5) artigos publicados. Inferimos que houve o interesse de pesquisa sobre a Educação Financeira nos últimos anos, evidenciando que o tema vem ganhando espaço nas esferas administrativas e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Paula Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Ciências Contábeis pela (UNISINOS) Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2019), mestrado em Engenharia de Produção pela (UNIMEP) Universidade Metodista de Piracicaba (2005), especialização em Administração Contábil e Controladoria pelo (UNIFEV) Centro Universitário de Votuporanga (2000) e graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional de Votuporanga (1994). Atualmente é professor adjunto da (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Temas de interesse: tributos (impostos), custos e recursos ao empreendedorismo.

Marçal Rogério Rizzo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas pelas Faculdades Integradas Toledo de Araçatuba (1998), especialização (Lato Sensu) em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Economia / Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho - IE/CesiT (1999), especialização (Lato Sensu) em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (2005), especialização (Lato Sensu) em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário Toledo de Araçatuba (UNITOLEDO) (2008), especialização (Lato Sensu) em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústrial pela Universidade Federal de Lavras (2008), especialização (Lato Sensu) em Terapia Financeira ? Metodologia DSOP pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) (2019); especialização em Educação Financeira com Neurociência para Docentes - Metodologia DSOP pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) (2020); mestrado (Stricto Sensu) em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2004). Em agosto de 2010 concluiu o doutorado (Stricto Sensu) em Geografia (Dinâmica e Gestão Ambiental) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus de Presidente Prudente). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) estando lotado no curso de Administração do Campus de Três Lagoas. Ministra disciplinas voltadas para a áreas de Economia; Gestão Pública, Economia de Empresas e Economia Criativa. 

Vanessa Goulart Sant'Ana Scarausi, Instituto de Psicologia Aplicada e Formação

Psicóloga e Pedagoga Clínica, pós-graduada em Psicopedagogia e Neuropsicologia. Possui vasta experiência em atendimento clínico realizado em abordagem Comportamental Cognitiva (TCC), é docente em cursos de graduação (modalidades presencial e à distância) e pós graduação e responsável pelo atendimento psicopedagógico da Faculdade Método de São Paulo - FAMESP.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)