Financial education under the view of bibliometric analysis based on the site SPELL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.003.0003

Keywords:

Financial education, Financial planning, University students

Abstract

The term ‘Financial Education’ has multiple purposes, including: personal finance, personal budget, financial balance/planning, investment, income, among others. This article aims to present results of an exploratory, descriptive scientific research, with a qualitative approach and bibliometric analysis based on the use of secondary data. In order to carry out this study, the articles published on the SPELL portal were searched until December 2019. It is observed that from the search for the keyword field, 26 public articles were found on the referred portal, the first of which was published in 2005. 2017 was the year with the largest number of publications, with 5 articles published. It is concluded that there was a greater interest in researching Financial Education in recent years, showing the importance of the area in people's lives.

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Author Biographies

Silvio Paula Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Ciências Contábeis pela (UNISINOS) Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2019), mestrado em Engenharia de Produção pela (UNIMEP) Universidade Metodista de Piracicaba (2005), especialização em Administração Contábil e Controladoria pelo (UNIFEV) Centro Universitário de Votuporanga (2000) e graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional de Votuporanga (1994). Atualmente é professor adjunto da (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Temas de interesse: tributos (impostos), custos e recursos ao empreendedorismo.

Marçal Rogério Rizzo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas pelas Faculdades Integradas Toledo de Araçatuba (1998), especialização (Lato Sensu) em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Economia / Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho - IE/CesiT (1999), especialização (Lato Sensu) em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (2005), especialização (Lato Sensu) em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário Toledo de Araçatuba (UNITOLEDO) (2008), especialização (Lato Sensu) em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústrial pela Universidade Federal de Lavras (2008), especialização (Lato Sensu) em Terapia Financeira ? Metodologia DSOP pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) (2019); especialização em Educação Financeira com Neurociência para Docentes - Metodologia DSOP pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) (2020); mestrado (Stricto Sensu) em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2004). Em agosto de 2010 concluiu o doutorado (Stricto Sensu) em Geografia (Dinâmica e Gestão Ambiental) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus de Presidente Prudente). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) estando lotado no curso de Administração do Campus de Três Lagoas. Ministra disciplinas voltadas para a áreas de Economia; Gestão Pública, Economia de Empresas e Economia Criativa. 

Vanessa Goulart Sant'Ana Scarausi, Instituto de Psicologia Aplicada e Formação

Psicóloga e Pedagoga Clínica, pós-graduada em Psicopedagogia e Neuropsicologia. Possui vasta experiência em atendimento clínico realizado em abordagem Comportamental Cognitiva (TCC), é docente em cursos de graduação (modalidades presencial e à distância) e pós graduação e responsável pelo atendimento psicopedagógico da Faculdade Método de São Paulo - FAMESP.

Published

2020-06-03

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