Das redes sociais às redes interorganizacionais: a evolução das abordagens cooperativas na sociedade em rede

Autores/as

  • Diego de Queiroz Machado Universidade de Fortaleza
  • Ana Silvia Rocha Ipiranga Universidade Estadual do Ceará
  • Fátima Regina Ney Matos Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.001.0006

Palabras clave:

Redes Sociais, Redes Interorganizacionais, Ensaio Teórico

Resumen

Tendo seus estudos iniciais assinalados na primeira metade do século XX no campo das ciências sociais, as investigações envolvendo redes sociais vêm ganhando cada vez mais destaque em pesquisas e discussões pelo seu papel influenciador nas relações coletivas, seja em nível de indivíduo ou comunidade. Dessa forma, este estudo configura-se como um ensaio teórico que tem como objetivo discutir a evolução das pesquisas de redes sociais, desde a sua origem até os trabalhos mais recentes, onde esta abordagem é utilizada no contexto das cooperações interorganizacionais. De fato, por ser um campo de pesquisa fortemente explorado nos últimos anos e cuja importância como fonte de conhecimento em torno das mais variadas questões sociais têm crescido consideravelmente, emerge a necessidade de uma reflexão crítica em torno do seu desenvolvimento, contribuições e caminhos para os quais essas pesquisas têm apontado. Assim, ao reunir um vasto referencial de trabalhos oriundos do campo e produzidos ao longo de todo um século de pesquisas, pôde-se preencher uma lacuna no que tange a uma reflexão sobre o desenvolvimento da abordagem das redes sociais. Deste modo, pesquisas que busquem evidenciar aspectos comuns e particulares da constituição de redes de empresas nos mais diversos setores das economias se revelam fortemente necessárias. Em complemento, reconhecendo-se a complexidade inerente à constituição dessas redes, estudos que visem analisar sua atuação em diferentes tipos de economias, tanto desenvolvidas como emergentes, tenderiam a contribuir não apenas com a composição de estratégias para o setor privado, mas também com a constituição de políticas públicas que promovessem sua constituição, reconhecendo a importância dessas redes de cooperação como elemento motor para o desenvolvimento de economias ao redor do mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego de Queiroz Machado, Universidade de Fortaleza

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Estácio do Ceará (2010) e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (2007). Desenvolve pesquisas no âmbito das ciências administrativas relacionadas aos seguintes temas: Gestão da Tecnologia, Conhecimento e Inovação, Educação e Sustentabilidade, Gestão de Pessoas, Estratégias de Terceirização e Filosofia do Conhecimento Científico.

Ana Silvia Rocha Ipiranga, Universidade Estadual do Ceará

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Psicologia do Trabalho e da Organização pela Università Alma Mater Studiorum di Bologna (Itália) e Pós-Doutora em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas. Editora associada da Revista de Administração Mackenzie (RAM), Assessora Ad Hoc da Scielo, Parecerista do CNPq, CAPES e de diversos Periódicos Nacionais e Internacionais. Membro efetivo do Comitê de Ciências Sociais Aplicadas da FUNCAP e Coordenadora eleita da Divisão de Estudos Organizacionais da ANPAD. Foi Coordenadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Administração da UECE e atualmente lidera o Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais, através do qual coordena diversos projetos financiados pelas agencias de fomento. Suas pesquisas focalizam o tema das Práticas com ênfases nas discussões da Aprendizagem e Conhecimento, Criatividade, Estética Cultural, Estudos Sociológicos da Ciência & Tecnologia e Desenvolvimento.

Fátima Regina Ney Matos, Universidade de Fortaleza

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1979), com mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atuou em empresas de médio porte na área de gestão de pessoas e relações de trabalho. Foi professora visitante do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará no período de 2009 a 2010 ministrando as disciplinas de Teorias Organizacionais, Métodos Qualitativos Aplicados à Administração, Ensino e Pesquisa em Administração e Seminário de Dissertação. Coordenadora do curso de especialização em gestão pública modalidade EaD no período de 2010 a 2012 pelo convênio PNAP/UAB/UECE. Avaliadora ad hoc de projetos da Funadesp, de periódicos e de eventos nacionais e internacionais. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza.

Publicado

2013-08-14

Artículos más leídos del mismo autor/a