A abordagem qualitativa nas ciências administrativas: aspectos históricos, tipologias e perspectivas futuras

Autores

  • Rafael Fernandes de Mesquita Instituto Federal do Piauí
  • Fátima Regina Ney Matos Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0001

Palavras-chave:

Metodologia Científica, Pesquisa Qualitativa, Estudos Organizacionais

Resumo

As abordagens qualitativas de pesquisa têm o cerne de sua formação nas ciências sociais e humanas e sua atual aplicação em diversas áreas do conhecimento, incluindo as ciências administrativas. Sua história de desenvolvimento é constantemente marcada, de um lado, por questionamentos, críticas e adversidades paradigmáticas e, de outro, por ganhar legitimidade e força advindas daqueles que fazem bom uso dos seus métodos e técnicas. Este breve ensaio teórico tem por objetivo geral expor, a partir de seus aspectos históricos e principais características, o sentido da abordagem qualitativa de pesquisa, suas tipologias, aspectos que caracterizam uma possível dicotomia entre essa e a abordagem quantitativa, elucidando alguns benefícios da complementaridade e triangulação, bem como algumas dificuldades em realiza-las, sua aplicabilidade aos estudos organizacionais e algumas perspectivas futuras. Almeja-se que as contribuições deste trabalho sejam refletidas na promoção e impulsão de seus métodos e de suas técnicas, notadamente às inovações metodológicas a que estão diante toda a comunidade científica de modo geral. Como principais considerações têm-se a continuidade do debate aqui proposto e o fortalecimento das metodologias qualitativas, neste campo do conhecimento, à medida que são aperfeiçoados na prática diária de pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Fernandes de Mesquita, Instituto Federal do Piauí

Doutorando e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR, Bacharel em Administração - UFPI, MBA em Gestão de Recursos Humanos - UNINTER, Especialista em Docência do Ensino Superior - CEUT e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Tem experiência em palestras e mini-cursos na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, Educação Superior, Treinamento e Desenvolvimento Profissional. Interesse de pesquisa em Metodologia Científica e Ensino e Pesquisa em Administração.

Fátima Regina Ney Matos, Universidade de Fortaleza

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1979), com mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atuou em empresas de médio porte na área de gestão de pessoas e relações de trabalho. Professora visitante do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará (2009-2010). Coordenadora do curso de especialização em gestão pública, na modalidade EaD, no período de 2010 a 2012, pelo convênio PNAP/UAB/UECE. Avaliadora ad hoc de projetos da Funadesp, de periódicos e eventos nacionais e internacionais. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza, coordenadora do Programa no período de 2013 a 2014. Ministrou as disciplinas de Metodologia Científica, Métodos Qualitativos Aplicados à Administração, Filosofia da Ciência, Teorias Organizacionais, Seminário de Dissertação e Seminário de Tese. Atualmente cursa estágio pós-doutoral em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro Portugal.

Downloads

Publicado

2014-01-31