A atuação de atores críticos em ações de empreendedorismo coletivo

Autores

  • Wenceslau Almada Pessoa Neto Universidade de Fortaleza
  • Fátima Regina Ney Matos Universidade de Fortaleza
  • Diego de Queiroz Machado Universidade de Fortaleza
  • Maria Clara Cavalcante Bugarim Universidade de Fortaleza
  • Augusto Marcos de Carvalho Sena Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.004.0008

Palavras-chave:

Empreendedorismo Coletivo, Atores Críticos, Arranjos Produtivos Locais, Análise de Redes Sociais

Resumo

Com o intuito de aprofundar o conhecimento acerca do fenômeno de empreendedorismo coletivo, esta pesquisa tem como objetivo analisar a atuação dos atores críticos em ações de empreendedorismo coletivo. Para tanto, realizou-se estudo com aplicação da metodologia de análise de redes sociais em um arranjo produtivo local (APL), considerado como a manifestação mais completa, em termos de interação e interdependência entre seus membros, de uma ação de empreendedorismo coletivo. O APL escolhido como campo empírico foi o APL Arte Cerâmica Vermelha, situado no bairro Poti Velho, em Teresina, capital do estado brasileiro do Piauí. Neste sentido, foi utilizada a metodologia de análise de redes sociais para a identificação dos atores críticos no APL, classificados com relação aos papéis de conector central, expansor de fronteiras, corretor de informação e especialista periférico. Os atores críticos identificados, por desempenhar todos esses papéis, denotam grande prestígio perante os seus pares, estabelecendo ligações com outros atores do pólo e com outros de organizações diversas, evitando que a qualidade e o fluxo da informação fossem deficitários. Por exercer tais posições no arranjo, acabaram adquirindo conhecimento especializado, revelando-se em importante fonte de informação e conhecimento dentro da rede. Ao mesmo tempo, pode-se afirmar que a maioria das ações coletivas presentes no APL estudado foi promovida a partir desses atores críticos. Assim, as ações mais significativas para o arranjo são originadas pela atuação dos atores críticos da rede.

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Biografia do Autor

Wenceslau Almada Pessoa Neto, Universidade de Fortaleza

Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2013). Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí (2010). Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão (2007). Experiência na área de Administração, atuando em Gestão de Pessoas, Administração Estratégica, Empreendedorismo e Desenvolvimento Local. Experiência em Docência do Ensino Superior, abilitado para ministrar disciplinas, como: Teoria Geral da Administração, Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Empreendedorismo, entre outras.

Fátima Regina Ney Matos, Universidade de Fortaleza

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1979), com mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atuou em empresas de médio porte na área de gestão de pessoas e relações de trabalho. Foi professora visitante do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará no período de 2009 a 2010 ministrando as disciplinas de Teorias Organizacionais, Métodos Qualitativos Aplicados à Administração, Ensino e Pesquisa em Administração e Seminário de Dissertação. Coordenadora do curso de especialização em gestão pública modalidade EaD no período de 2010 a 2012 pelo convênio PNAP/UAB/UECE. Avaliadora ad hoc de projetos da Funadesp, de periódicos e de eventos nacionais e internacionais. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza.

Diego de Queiroz Machado, Universidade de Fortaleza

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Estácio do Ceará (2010) e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (2007). Desenvolve pesquisas no âmbito das ciências administrativas relacionadas aos seguintes temas: Gestão da Tecnologia, Conhecimento e Inovação, Educação e Sustentabilidade, Gestão de Pessoas, Estratégias de Terceirização e Filosofia do Conhecimento Científico.

Maria Clara Cavalcante Bugarim, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2004) , graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Estudos Superiores de Maceió (1987) , graduação em Administração pelo Centro Estudos Superiores de Maceió (1994) , mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2002) e Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão da Universidade de Fortaleza e Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do Conselho Federal de Contabilidade. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Continuada, Fiscalização, Contabilidade.

Augusto Marcos de Carvalho Sena, Universidade de Fortaleza

Ph.D em Economia pela University of New Hampshire - USA (2000). Master of Science (MS) em Economia pela University of Illinois at Urban-Champain - USA (1995). Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará - UFC/CAEN (1990) e Bacharel em Economia também pela UFC (1986). Atualmente é Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza - UNIFOR e Professor Associado do Departamento de Economia Aplicada da Universidade Federal do Ceará - UFC. Áreas de interesse: i) Crescimento-desenvolvimento econômico; ii) Desenvolvimento sustentável; iii) Estruturas de mercado e competição oligopolista; iv) Estudos prospectivos e formação de expectativas; v) Métodos quantitativos aplicados.

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Publicado

2014-01-31

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