Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social corporativa: um estudo da produção científica brasileira

Autores

  • Diego de Queiroz Machado Universidade de Fortaleza
  • Gleison Mendonça Diniz Universidade de Fortaleza
  • Luciana Freire de Lima Marinho Universidade de Fortaleza
  • Cora Franklina do Carmo Furtado Universidade de Fortaleza
  • Antônia Mascênia Rodrigues Sousa Universidade de Fortaleza
  • Augusto Marcos Carvalho de Sena Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.003.0012

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social Corporativa, Estudo bibliométrico, Análise de Redes Sociais

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar e descrever a produção científica brasileira nas áreas de “Desenvolvimento sustentável” e “Responsabilidade Social Corporativa”. Para tanto, foi realizado um levantamento nos anais das edições de 1997 a 2011 do Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Para análise dessas produções, além das ferramentas de análise descritiva, comuns aos estudos bibliométricos, este trabalho valeu-se também da metodologia de análise de redes sociais com o fito de possibilitar o estudo das redes de co-autoria e cooperação entre autores e instituições de ensino superior que, no caso desta pesquisa, desenvolveram trabalhados relacionados a desenvolvimento sustentável e responsabilidade social corporativa. A análise dos autores apontou para um pequeno grupo com tradição de publicação na área. Em contrapartida, a análise das relações de cooperação nos padrões de co-autoria dos artigos mostrou o aumento do número desses laços ao longo das edições do evento, bem como o surgimento de novos grupos de pesquisa na área. Por fim, a predominância de artigos que se utilizam da abordagem estratégica apóia a visão de que o desempenho social e ambiental deve estar conjugado às vantagens competitivas das organizações, não se constituindo, pois, de objetivos excludentes. Além disso, foram percebidos trabalhos com predominância de mais de uma abordagem, o que sugere a existência de zonas de convergência entre as mesmas ou abordagens híbridas que carreguem, simultaneamente, características altruístas, coercitivas e estratégicas.

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Biografia do Autor

Diego de Queiroz Machado, Universidade de Fortaleza

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Gestão de Pessoas pela FIC (2010) e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (2007). Desenvolve pesquisas no âmbito das ciências administrativas relacionadas aos seguintes temas: Gestão da Tecnologia, Conhecimento e Inovação, Educação e Sustentabilidade, Gestão de Pessoas, Estratégias de Terceirização e Filosofia do Conhecimento Científico.

Gleison Mendonça Diniz, Universidade de Fortaleza

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Especialista em Gerência de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM/CE), Professor do MBA em Marketing da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), Professor do MBA em Atuação Estratégica na Gestão de Pessoas do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú (IVA), Professor da Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos da Universidade Vale do Acaraú (UVA), Professor do Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais e do Curso de Gestão em Serviços de Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Ex-Professor da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO) e Ex-Professor da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (FAECE). Professor de Estratégia para Concursos Públicos em cursos preparatórios para concursos em Fortaleza/CE. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Geral da Administração, Administração Mercadológica, Marketing Organizacional, Planejamento de Marketing, Administração Estratégica, Planejamento Estratégico, Auditoria Governamental e Controle Externo.

Luciana Freire de Lima Marinho, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1997) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professora celetista da Faculdade 7 de Setembro, professor substituto da Universidade Estadual do Ceará, coordenadora do bach. em gestão pública - ead da Universidade Estadual do Ceará e coord. da espec. em gerência de marketing da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, marketing de relacionamento, marketing, turismo e turismo de eventos.

Cora Franklina do Carmo Furtado, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1990) e mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Atualmente é coordenação de administração da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, sócia da Associação de Estudos e Pesquisa Técnico-Científica APEC, servidora pública da Universidade Estadual do Ceará e tutora em educação a distância do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, marketing, recursos humanos, administração pública e sistema de informação.

Antônia Mascênia Rodrigues Sousa, Universidade de Fortaleza

formada em administração de empresas, especialista em Recursos humanos na UVA e Mestre em administração pela UFC, com linha de pesquisa em gestão de pessoas(cultura e clima organizacional, qualidade de vida, motivação, liderança), Administração estratégica, empreendedorismo e responsabilidade social. Na área pedagógica tem formação em Letras pela UVA e Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Gama Filho, com linha de pesquisa em Dificuldades de Aprendizagem. Atualmente está como coordenadora do Curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão em Sobral. Professora substituta da UVA, egressa no último concurso em 2008. Nos cursos sequenciais e tecnológicos, ministra as disciplinas de Cultura Organizacional, Administração Geral, Recursos Humanos, Modelos Organizacionais, Empreendedorismo, Relações Humanas nas Organizações, dentre outras; nos cursos de licenciatura as disciplinas de Didática, Introdução a Universidade e ao Curso, Metodologia do Trabalho Cientifico, Prática de Ensino, Estágio, Orientação de TCC, Educação especial, ética, dentre outras; nos cursos de pós-graduação com ênfase em Recursos Humanos e Marketing da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA - ministra as disciplinas Metodologia da Pesquisa, Carreiras e Remuneração; na Universidade do Parlamento Cearense - Gestão de Pessoas nas Organizações Públicas. Coordenadora pedagógica no Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú-IVA, onde participa dos grupos de estudos das disciplinas de Metodologia do Trabalho Cientifico; prática de Ensino em Português e Introdução a Universidade e ao Curso.

Augusto Marcos Carvalho de Sena, Universidade de Fortaleza

Ph.D em Economia pela University of New Hampshire - USA (2000). Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará - UFC / CAEN (1990). Graduado em Economia também pela UFC (1986). Atualmente é Coordenador e Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. É Professor Associado do Departamento de Economia Aplicada da UFC. Áreas de interesse: i) Análise da estrutura de competição entre empresas em diferentes setores; ii) Desenvolvimento sustentável focando no uso de recursos naturais nos processos produtivos industriais; iii) Fluxos de investimentos diretos externos e negócios internacionais envolvendo países em desenvolvimento; iv) Estudos prospectivos e formação de expectativas.

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Publicado

2013-02-12

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