Desenvolvimento do capital social em organizações comunitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.001.0010

Palavras-chave:

Capital social, Organizações comunitárias, Desenvolvimento

Resumo

O desenvolvimento das interações pautadas em confiança e reciprocidade ainda se mostra obscuro quando relacionado ao campo organizacional, principalmente quanto à formação e desenvolvimento de organizações comunitárias. Portanto, o objetivo deste artigo é compreender as estruturas de desenvolvimento do capital social em organizações comunitárias. Foram pesquisadas duas organizações comunitárias brasileiras sem fins lucrativos, uma denominada Liga de Mulheres em Porto Velho-RO e a outra denominada Movimento pela Paz na Periferia (MP3), localizada em Teresina - PI. Em cada uma das organizações foi aplicado um roteiro semiestruturado contendo 15 perguntas, totalizando 11 entrevistas, sendo oito na Liga de Mulheres e três no MP3. Os resultados indicam que o desenvolvimento do capital social na Liga de Mulheres recebe maior influência das organizações familiares, porém com uma presença marcante de liderança, enquanto no MP3 o capital social se desenvolve mais por meio da formação de capital intelectual. Nos dois locais pesquisados se verificou o estreitamento dos laços entre os integrantes tendo como meio a reciprocidade, no qual antigos beneficiários dos serviços das organizações tendem a retribuir com novas ações para ajudar novos beneficiários que se encontram socialmente ou economicamente vulneráveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Haroldo de Sá Medeiros, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Professor do curso de administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Doutorando em administração de empresas da Universidade de Fortaleza.

Denilson Pereira da Silva, Instituto Federal do Piauí

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2005). Pós-graduação, com título de Especialista em Administração Pública pela Universidade Federal do Piauí (2007). Mestre em Administração pela Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2017). Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Piauí - UFPI (2017). Atuou como professor substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI(04/2008 a 07/2009) e na Universidade Estadual do Piauí - UESPI (03/2009 a 03/2010), professor formador na modalidade EaD dos cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde do NEAD/UESPI/UAB (2010). Atualmente é professor efetivo do Departamento de Gestão e Negócios no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI .

Jane Costa de Menezes, Universidade de Fortaleza

Doutoranda e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - PPGA/UNIFOR com Dupla titulação pela Universidade Alemã Technische Hochschule Deggendorg, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas ? FGV, Bacharel em Comércio Exterior pela Universidade de Fortaleza - Unifor. Professora do Curso de graduação Ciências Contábeis, das disciplinas Gestão de Pessoas, Análise das Demonstrações Contábeis, Contabilidade Geral, TCC 1 e 2. Atualmente, seus interesses de pesquisa estão voltados para os estudos sobre: Estratégias Empresarias i) Estratégia de Internacionalização de empresas ii) Métodos quantitativos aplicados iii) Contabilidade iv) Governança Corporativa v) Desenvolvimento sustentável. 

Augusto Marcos Carvalho de Sena, Universidade de Fortaleza

Ph.D. em Economia pela University of New Hampshire, EUA (2000). Mestre em Economia (MS - Master of Science) pela University of Illinois, Urbana-Champaign, EUA (1995) e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará - UFC/CAEN, Brasil (1990). Bacharel em Economia pela UFC (1986). Atualmente é Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza - UNIFOR e Professor Associado IV do Departamento de Economia Aplicada da Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor Visitante da Applied Science University of Deggendorf, Alemanha, no período de junho de 2009 a junho de 2012. Economista-pesquisador em estudos aplicados nas áreas de Economia e Administração, incluindo: i) crescimento-desenvolvimento econômico; ii) desenvolvimento sustentável iii) estruturas de mercado e competição oligopolista e iv) métodos quantitativos aplicados. Publicações incluem artigos sobre competição oligopolista entre companhias aéreas (RAC-e - Revista de Administração Contemporânea-eletrônica, 2008) e entre empresas de telefonia móvel (AOM - Academy of Management, Chicago, 2009), usando teoria dos jogos não-cooperativos; ensaios teóricos sobre crescimento ótimo na presença de capital natural (BAR - Brazilian Administration Review, 2009); sustentabilidade com ênfase na abordagem "grassroots" (Cadernos EBAPE, 2012, 2017) e sustentabilidade em IES (Education Policy Analysis Archives, 2016); crescimento-desenvolvimento em países emergentes na perspectiva da literatura risco-país da área de negócios internacionais (AIB - Academy of International Business, Rio de Janeiro, 2010); e sobre o dilema crescimento-sustentabilidade nos países do BRIC (IJAME - International Journal of Advances in Management and Economics, 2014). Publicações considerando aplicações de métodos quantitativos incluem estudos sobre adoção de boas práticas de governança corporativa em empresas brasileiras (BASE - UNISINOS, 2012) e sobre reações fiscais sob quebras estruturais no Brasil (EconomiA - Brasilia, 2014). Coordenador da Equipe UNIFOR no Projeto PROCAD, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e a Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2009-2013) e membro do grupo de professores selecionados para a elaboração do Projeto APCN-CAPES com o objetivo de criar o Curso de Doutorado em Administração de Empresas da UNIFOR - o primeiro Programa de Pós-Graduação do Estado do Ceará a ter o Curso de Doutorado na área. Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Administração de Empresas da UNIFOR de 2009 a 2012.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)