Geração de valor público em uma organização de inclusão socioprofissional

Autores

  • Maiza Flores do Nascimento Universidade Federal de Rondônia
  • Haroldo de Sá Medeiros Universidade Federal de Rondônia
  • Fábio Rogério de Morais Universidade Federal de Rondônia https://orcid.org/0000-0001-7348-5203

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0009

Palavras-chave:

Valor público, Scorecard, Organização não governamental, Terceiro setor, Inclusão socioprofissional

Resumo

O objetivo geral do artigo foi avaliar a geração de Valor Público de uma organização do terceiro setor que atua na inclusão socioprofissional de jovens ao mercado de trabalho, utilizando o Public Value Scorecard (PVSC). Foram adotados procedimentos metodológicos qualitativos na coleta de dados e análise por meio de um estudo de caso em uma organização não governamental. O PVSC permitiu mensurar os indicadores de legitimidade, capacidade operacional e valor, proposta pelo Triângulo Estratégico. Conclui-se que a organização não governamental contribui de maneira significativa na geração de valor público ao prestar serviços úteis e indispensáveis à sociedade, através do desenvolvimento de suas atividades, desempenhando seu papel com foco nos objetivos almejados, visando a entrega de serviços que atendam os envolvidos nesta relação. Para a satisfação de resultados sólidos e uma constante geração de valor, que pode ser obtido por meio do aprendizado contínuo, desenvolvimento humano e tecnológico. Propõe-se para futuras pesquisas, a utilização dos indicadores desta, para a criação de novos planos de ação, visando um desempenho de valor público mais aprimorado e sintonizado tanto para com a sociedade já assistida como para outras necessidades existentes, ampliando assim seu leque de geração de valor público.

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Biografia do Autor

Maiza Flores do Nascimento, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (2019). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: produto, estratégia, planejamento financeiro e projeto.

Haroldo de Sá Medeiros, Universidade Federal de Rondônia

Coordenador e docente do Programa de Pós-graduação em Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Professor do curso de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Porto Velho. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Administração pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisador e vice líder do Centro de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (CEDSA). Pesquisador membro do Marketing and Consumption Lab (MCL-UNIR). Interessado nos temas de gestão sustentável e planejamento do turismo, gestão da participação de stakeholders, abordagens de valor (valor público, criação de valor compartilhado e valor social).

Fábio Rogério de Morais, Universidade Federal de Rondônia

Doutor (FEI/ SP), Mestre (UNIHORIZONTES/MG), Especialista (Gama Filho/RJ) e Bacharel em Administração (FASC/MG). Possui experiência em funções estratégicas em empresas de saúde, em atividades de consultoria empresarial e no ensino e pesquisa em administração e negócios. Exerceu atividade empresarial e docência no ensino superior em cursos de graduação, especialização e MBA da área de administração e negócios. Recebeu da Escola de Executivos e Negócios SP em 2013 o prêmio Comenda Master Mind por votação dos pares (Blind Signatures). Ocupou função gerencial e diretiva em empresas de serviços e comércio. Atualmente é Professor do Magistério Superior na Universidade Federal de Rondônia, no Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA), onde exerce as atividades na docência, pesquisa e extensão no Departamento de Administração (Graduação) e nos Programas de Pós-Graduação em Administração (Mestrados Profissional e Acadêmico). É pesquisador e líder do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração Pública e Direito Público (CEPAD - Públic@S) e vice-lider do Grupo Marketing and Consumption Lab (MCL-UNIR). O interesse atual em pesquisas e estudos é no segmento de serviços (públicos e privados), com enfoque nos temas: empreendedorismo; processos organizacionais e decisórios; rede interorganizacional e intraorganizacional (conhecimentos, aprendizagens, relacionamentos, interação); inovação (tecnologias, digitização e inteligência artificial); e ilícitos praticados contra a Administração Pública (civil, administrativo e criminal - estrutura do delito, a tipicidade, os sistemas probatórios e de defesa, as penalidade, entre outros). 

Publicado

2023-01-08