Influência da interatividade nas mídias sociais no consumo de viagens

Autores

  • Natália Lopes Mesquita Assunção Universidade Estadual do Ceará
  • Joanice Maria Araújo Diniz Universidade de Fortaleza
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Universidade Estadual do Ceará
  • Haroldo de Sá Medeiros Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.002.0003

Palavras-chave:

Interatividade, Mídias sociais, Consumo, Viagens

Resumo

Este artigo busca compreender como a interatividade entre os usuários das mídias sociais influencia os hábitos de consumo de viagens. Para tal, foram identificados e classificados os aspectos de influência no consumo de viagens utilizando a mídia online Instagram. Sob a perspectiva dos procedimentos metodológicos, foram realizadas nove entrevistas com usuários do Instagram. Os primeiros indivíduos entrevistados foram escolhidos porque os pesquisadores tinham o conhecimento prévio de que eram usuários do Instagram e seguem outros usuários que publicam conteúdo de imagens de viagens que realizam. A partir de então, foi utilizada a técnica de bola de neve (snowball) para identificar outros sujeitos para a investigação. A metodologia adotada contém procedimentos qualitativos mediante o uso da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), incluindo os procedimentos de análise e categorização. Os resultados identificaram que o hábito de interagir nas redes sociais faz com que os usuários do Instagram, ao compartilharem imagens de suas viagens, tornem-se divulgadores ativos do turismo. A intangibilidade do destino turístico beneficia-se com esta exposição visual via redes sociais, tornando-o uma imagem tangível e permitindo uma experiência virtual através do Instagram. A formação e a percepção da imagem de um destino turístico através desta rede social aproximam os indivíduos de seus pares, exibindo viagens e experiências de amigos e semelhantes.

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Biografia do Autor

Natália Lopes Mesquita Assunção, Universidade Estadual do Ceará

Atualmente, professora da Faculdade Padre Dourado (FACPED). Orientadora de TCC da pós-graduação da Unichristus e professora da pós-graduação da Faculdade Ateneu. Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no mestrado pela UECE. Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, aprovada com a nota 9,5. Especialista em Marketing, pelo Centro Universitário Christus (2015.2). Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Christus (2012.2); Professora do curso de graduação em Administração e Ciências Contábeis da UNICE - Ensino Superiordo, Curso de Logística, Multimeios Didáticos e Informática para Internet do PRONATEC - Unichristus, ministrando as disciplinas de Organização Empresarial, Redes Sociais, Logística do Transporte e Metodologia da Pesquisa (80h).

Joanice Maria Araújo Diniz, Universidade de Fortaleza

Mestrado em Administração de Empresas na Universidade de Fortaleza (2017), com ênfase em Marketing. Especialista em Assessoria de Comunicação pela Universidade de Fortaleza (2011) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (2006).

Danielle Miranda de Oliveira Arruda, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Administração de Empresas pelo Institut d'Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França (1992), com Mestrado Acadêmico (DEA) em Administração pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França (1987), Mestrado Profissionalizante (DESS) em Marketing pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França (1986) e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília - CEUB (1985). Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Haroldo de Sá Medeiros, Universidade Federal de Rondônia

Professor do curso de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Porto Velho. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Administração pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador associado e vice-coordenador do Centro de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (CEDSA).

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Publicado

2018-09-24