Influência da interatividade nas mídias sociais no consumo de viagens
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.002.0003Palavras-chave:
Interatividade, Mídias sociais, Consumo, ViagensResumo
Este artigo busca compreender como a interatividade entre os usuários das mídias sociais influencia os hábitos de consumo de viagens. Para tal, foram identificados e classificados os aspectos de influência no consumo de viagens utilizando a mídia online Instagram. Sob a perspectiva dos procedimentos metodológicos, foram realizadas nove entrevistas com usuários do Instagram. Os primeiros indivíduos entrevistados foram escolhidos porque os pesquisadores tinham o conhecimento prévio de que eram usuários do Instagram e seguem outros usuários que publicam conteúdo de imagens de viagens que realizam. A partir de então, foi utilizada a técnica de bola de neve (snowball) para identificar outros sujeitos para a investigação. A metodologia adotada contém procedimentos qualitativos mediante o uso da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), incluindo os procedimentos de análise e categorização. Os resultados identificaram que o hábito de interagir nas redes sociais faz com que os usuários do Instagram, ao compartilharem imagens de suas viagens, tornem-se divulgadores ativos do turismo. A intangibilidade do destino turístico beneficia-se com esta exposição visual via redes sociais, tornando-o uma imagem tangível e permitindo uma experiência virtual através do Instagram. A formação e a percepção da imagem de um destino turístico através desta rede social aproximam os indivíduos de seus pares, exibindo viagens e experiências de amigos e semelhantes.
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