O desempenho das nações em desenvolvimento sustentável: uma análise de conglomerados no environmental performance index

Autores

  • Roberta Pacheco Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Diego de Queiroz Machado Universidade Federal do Ceará
  • Márcia Zabdiele Moreira Universidade Federal do Ceará
  • Carlos Manta Pinto de Araújo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0024

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Indicadores de desenvolvimento sustentável, Environmental Performance Index, Análise de conglomerados.

Resumo

Diante da crescente importância conferida aos indicadores de desenvolvimento sustentável e visando a contribuir para a agenda de estudos em desenvolvimento sustentável, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o nível atual de desempenho em desenvolvimento sustentável das nações ao redor do mundo com base nos indicadores que compõem o Environmental Performance Index - EPI. Para tanto, são apresentados, no referencial teórico, a origem, o conceito e as dimensões do desenvolvimento sustentável; a concepção e os principais indicadores de desenvolvimento sustentável; e, por fim, o próprio EPI. Quanto à metodologia, utilizou-se a base de dados do EPI 2014 e aplicou-se o método quantitativo de análise de conglomerados à amostra de 104 dos 178 países que compõem o índice, visto que apenas foram considerados na separação dos grupos aqueles com dados para todas as variáveis utilizadas. Conclui-se, a partir da criação de quatro diferentes grupos de países pela análise de conglomerados, os diferentes níveis de desempenho geral em desenvolvimento sustentável em que se encontram as nações analisadas, além de características dos países que definem o seu desempenho. Por fim, foi possível observar, em cada um dos grupos formados, pontos críticos de avanço em políticas públicas em prol do desenvolvimento sustentável destas nações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Pacheco Gomes, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (2016). Bacharel em Comércio Exterior pela Unifor (2016), com duplo-diploma franco-brasileiro em Business Marketing pela Novancia Business School Paris (2015). Analista de negócios no programa de jovens talentos na área de Risk Advisory da Deloitte Touche Tohmatsu. Áreas de pesquisa: Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade Empresarial, Estratégias de Internacionalização.

Diego de Queiroz Machado, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Administração de Empresas e professor adjunto da Faculdade de Economia, Administração, Atuária Professor adjunto na Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC) e no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 2016), mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2012), especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Estácio do Ceará (2010) e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2007). Pesquisador bolsista da Funcap no Projeto de Inovação Tecnológica - Criação de Instrumento para a Avaliação de Políticas Públicas pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Avaliador em periódicos nacionais e internacionais, editor associado na Brazilian Administration Review e editor-chefe da Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Desenvolve pesquisas no âmbito das ciências administrativas relacionadas aos seguintes temas: Gestão da Tecnologia, Conhecimento e Inovação, Educação e Sustentabilidade, Empreendedorismo, Análise de Redes Organizacionais, Estudos Observacionais em Linguagem Fílmica e Filosofia do Conhecimento Científico.

Márcia Zabdiele Moreira, Universidade Federal do Ceará

Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) em 2014 e 2006, respectivamente. Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC). Pesquisadora das áreas de Estudos Organizacionais, Administração Estratégica e Gestão Internacional, com ênfase em Internacionalização de Empresas, Gestão Transcultural e Expatriação. Integrante do Grupo de Pesquisa (ESPM/CNPq).

Carlos Manta Pinto de Araújo, Universidade Federal do Ceará

possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (1977) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor adjunto 2 na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações, Sistemas e Métodos, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturação e manualização de sistemas administrativos de modo geral. Leciona na graduação as disciplinas de Organização, Sistemas e Métodos, Administração de Sistemas de Informação e metodologia do Trabalho Científico.

Downloads

Publicado

2017-01-11

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)