E-commerce e a pandemia da Covid-19: quais os impactos na aquisição de livros?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.004.0002

Palavras-chave:

Pandemia Covid-19, Comércio de Livros, E-commerce

Resumo

A pandemia da Covid-19 gerou efeitos no comércio, ampliando o uso do e-commerce como possibilidade de venda, em razão do distanciamento social, dinamizado para conviver com a propagação do vírus. Portanto, a comercialização de livros também foi impactada. Este trabalho procura esclarecer os impactos percebidos pelos shoppers de livros no e-commerce durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa, quanto a finalidade, enquadra-se como qualitativa, e descritiva, pois procura descrever características de uma determinada população, não buscando explicar fenômenos. Foi utilizada a coleta documental, por meio de materiais que ainda não receberam um tratamento analítico. Para análise dos dados foi aplicado o modelo documental, realizando a identificação, verificação e apreciação de documentos com uma finalidade específica. O estudo foi fundamentado nos registros da plataforma Reclame Aqui, acerca do comércio eletrônico de livros da Amazon, durante a pandemia da Covid-19 no ano de 2020. As 115 manifestações consideradas, foram categorizadas, a partir da análise de conteúdo, para ser possível entender os impactos da pandemia na aquisição de livros. Para análise dos dados obtidos foi utilizado o software Atlas.ti e após a observação dos resultados, verificou-se que questões relacionadas à entrega, pagamento, estado e devolução dos produtos, além da utilização do site, foram questões que impactaram o comércio eletrônico de livros. Ademais, os clientes tornaram-se mais atentos com questões envolvendo a saúde e passou-se a utilizar mais o e-commerce em razão da pandemia. O comércio eletrônico é mais acessível, haja vista que não há necessidade de se locomover para ser feita a compra, e em razão do surto de Covid-19, houve um aumento no número de pessoas que utilizam esse meio para fazer suas aquisições e os e-books possuem uma facilidade de acessos, sendo estas oportunidades para o comércio eletrônico, já as ameaças são problemas envolvendo questões logísticas, avarias em livros e a entrega.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Regina Amorim Soares de Alcantara, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Administração de Empresas, com pesquisa sobre Empregabilidade e Maturidade. Especialista em Administração de Recursos Humanos. Graduada em Serviço Social. Experiência em gestão nos segmentos de educação, atendimento ao público, relacionamento com fornecedores e planejamento de serviços, com ênfase no setor da saúde suplementar. Formação em Consultoria. Atuação como facilitadora de treinamentos corporativos para formação, educação e desenvolvimento de talentos e de equipes. Foi Superintendente de Relacionamento com Prestadores na Camed Saude. Integrou a Diretoria da Unidas-CE - União das Instituições de Autogestão em Saúde. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Ceará, vinculada ao Departamento de Administração. Membro do GEPES-Grupo de estudos e pesquisas em Secretariado, cadastrado no CNPQ desde 2014. Área de pesquisa: gestão de pessoas, sustentabilidade e empreendedorismo.

Ana Paula de Sousa Saldanha , Universidade Federal do Ceará

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Luma Louise Sousa Lopes, Universidade Federal do Ceará

Professora adjunta na Universidade Federal do Ceará (UFC), doutora e mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará (PPGA/UECE) e graduada em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente estou Coordenadora do Curso de Administração Noturno (UFC) e vice coordenadora do Curso de Administração Diurno (UFC).

Márcia Zabdiele Moreira, Universidade Federal do Ceará

Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) em 2014 e 2006, respectivamente. Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria (PPAC), vinculado à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC). Editora adjunta da Revista Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão da FEAAC/UFC. Desenvolve pesquisas no âmbito dos Negócios internacionais, Administração estratégica, Internacionalização e Sustentabilidade, Competitividade dos países da América Latina e Caribe (ALC), Economia do Hidrogênio Verde, Internacionalização de Negócios digitais e Creator Economy.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade