E-commerce e a pandemia da Covid-19: quais os impactos na aquisição de livros?
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.004.0002Palabras clave:
Pandemia Covid-19, Comércio de Livros, E-commerceResumen
A pandemia da Covid-19 gerou efeitos no comércio, ampliando o uso do e-commerce como possibilidade de venda, em razão do distanciamento social, dinamizado para conviver com a propagação do vírus. Portanto, a comercialização de livros também foi impactada. Este trabalho procura esclarecer os impactos percebidos pelos shoppers de livros no e-commerce durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa, quanto a finalidade, enquadra-se como qualitativa, e descritiva, pois procura descrever características de uma determinada população, não buscando explicar fenômenos. Foi utilizada a coleta documental, por meio de materiais que ainda não receberam um tratamento analítico. Para análise dos dados foi aplicado o modelo documental, realizando a identificação, verificação e apreciação de documentos com uma finalidade específica. O estudo foi fundamentado nos registros da plataforma Reclame Aqui, acerca do comércio eletrônico de livros da Amazon, durante a pandemia da Covid-19 no ano de 2020. As 115 manifestações consideradas, foram categorizadas, a partir da análise de conteúdo, para ser possível entender os impactos da pandemia na aquisição de livros. Para análise dos dados obtidos foi utilizado o software Atlas.ti e após a observação dos resultados, verificou-se que questões relacionadas à entrega, pagamento, estado e devolução dos produtos, além da utilização do site, foram questões que impactaram o comércio eletrônico de livros. Ademais, os clientes tornaram-se mais atentos com questões envolvendo a saúde e passou-se a utilizar mais o e-commerce em razão da pandemia. O comércio eletrônico é mais acessível, haja vista que não há necessidade de se locomover para ser feita a compra, e em razão do surto de Covid-19, houve um aumento no número de pessoas que utilizam esse meio para fazer suas aquisições e os e-books possuem uma facilidade de acessos, sendo estas oportunidades para o comércio eletrônico, já as ameaças são problemas envolvendo questões logísticas, avarias em livros e a entrega.
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