Interiorização das universidades: o perfil dos alunos ingressantes em engenharia civil de uma Universidade Federal
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0012Palabras clave:
Interiorização, IFES, Perfil do aluno, Engenharia civilResumen
Com a democratização do acesso ao ensino superior houve uma expansão significativa no número de cursos e vagas em instituições federais do ensino superior. Porém, as mesmas políticas que têm contribuído para essa expansão, não têm sido eficazes em dar condições para a permanência dos estudantes até a conclusão do seu curso. É preciso conhecer as características desses novos estudantes que estão ingressando nessas instituições, principalmente nas localizadas nos interiores, onde ocorreu a maior parte dessa expansão. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo analisar as principais diferenças entre os alunos ingressantes no curso de engenharia civil do Campus A.C. Simões e do Campus do Sertão, da Universidade Federal de Alagoas — UFAL entre os anos de 2014 a 2018. Quanto à metodologia, o estudo encontra-se classificado de acordo com os procedimentos como bibliográfica, documental e estudo de caso, e de acordo com os objetivos como descritiva, com uma abordagem quantitativa. Os dados foram coletados em bancos de dados disponibilizados em meio eletrônico e processados utilizando um software estatístico. A partir das análises, verificou-se que os dois grupos possuem características semelhantes no que diz respeito ao perfil básico, porém quanto ao perfil acadêmico, o campus do interior possui índices inferiores em relação ao campus da capital.
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