Cerimonial universitário: análise comparativa de cerimoniais nas universidades públicas do nordeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0014

Palavras-chave:

Eventos, Cerimonialistas, Cerimonial Público, Universidades Federais, Nordeste

Resumo

As solenidades públicas têm na equipe de cerimonial uma maior segurança para garantia de formalidade, padronização e decoro, o que confere maior credibilidade da instituição à população e possibilita uma comunicação aproximativa com o público. Assim, o presente estudo, por meio de uma abordagem quali-quantitativa, se destina a analisar o papel do cerimonial institucional universitário, observando o caso da Universidade Federal de Alagoas – UFAL em comparação com dezessete Universidades Federais do Nordeste associadas à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, levando-se em consideração a quantidade de pessoas que compõem a equipe de cerimonial e a quantidade de eventos que se encontram sob a responsabilidade dos cerimonialistas. Desse modo, identificamos como pontos de melhoria para o desempenho das atividades cerimoniais a existência de um manual de cerimonial institucional atualizado e a manutenção de uma estrutura organizada, visando colaborar na qualidade dos eventos oficiais e no atendimento às regras de conduta previstas na legislação para preservação da boa imagem da Instituição, tanto para o público interno quanto para o público externo. Por fim, como resultado, a pesquisa contribui com a valorização do cerimonial universitário, incentivo à construção de manuais para procedimentos em solenidades públicas e com a conservação de um desenho organizacional adequado às necessidades institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Diego Jaires da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (2012), com especialização em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá (2015) e bacharelado em Teologia pela Faculdade de Teologia de Alagoas, convalidado pela Faculdade de Teologia Integrada (2017). Também é graduando em História Licenciatura pelo Centro Universitário de Maringá e mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente, é assistente em administração da Universidade Federal de Alagoas e atua como advogado, especialmente no âmbito criminal.

Nicholas Joseph Tavares da Cruz, Universidade Federal de Alagoas

Possui bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (2003). Mestrado em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é Professor Adjunto III na Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Pesquisa Mercadológica, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, pesquisas de opinião e de mercado, agronegócio, qualidade e impactos ambientais. 

Ibsen Mateus Bittencourt, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Administração de Empresas (Mackenzie-SP), Mestre Educação Brasileira na linha de Tecnologia da Informação e Comunicação TIC (UFAL), MBA em Gestão de Turismo (UBM-RJ), Especialista em Matemática (UFPE), Bacharel em Administração de Empresas (UFAL) e Bacharel em Turismo (CESMAC). É Professor Adjunto III da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais - NEES/UFAL/CNPq, atuando como Professor do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT e dos cursos de graduação de Administração de Empresas e Ciência da Computação. Já publicou mais de 150 artigos acadêmicos em Livros, Periódicos e Congressos Nacionais e Internacionais. É Co-fundador das Startups D0Zero, GIDLE, HÉLLIX e da IT4LIFE empresa que desenvolve software baseado em recomendações humanas e consultoria na gestão de negócios complexos. Já trabalhou na Gerencia Comercial da VARIG Linhas Aéreas S/A e Contecny Construções Ltda e na ICE Equipment que atuava no setor de importação e exportação de equipamentos SOREDEX da Finlândia e QR s.r.l da Itália.

Jovino Pinto Filho, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Sergipe (2016). Especialista em Administração Estratégica pela Estácio-FASE (2016).Graduado em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Atualmente exerce o cargo de Administrador na Universidade Federal de Alagoas - UFAL. 

Downloads

Publicado

2020-12-02