Interiorização das universidades: o perfil dos alunos ingressantes em engenharia civil de uma Universidade Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0012

Palavras-chave:

Interiorização, IFES, Perfil do aluno, Engenharia civil

Resumo

Com a democratização do acesso ao ensino superior houve uma expansão significativa no número de cursos e vagas em instituições federais do ensino superior. Porém, as mesmas políticas que têm contribuído para essa expansão, não têm sido eficazes em dar condições para a permanência dos estudantes até a conclusão do seu curso. É preciso conhecer as características desses novos estudantes que estão ingressando nessas instituições, principalmente nas localizadas nos interiores, onde ocorreu a maior parte dessa expansão. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo analisar as principais diferenças entre os alunos ingressantes no curso de engenharia civil do Campus A.C. Simões e do Campus do Sertão, da Universidade Federal de Alagoas — UFAL entre os anos de 2014 a 2018. Quanto à metodologia, o estudo encontra-se classificado de acordo com os procedimentos como bibliográfica, documental e estudo de caso, e de acordo com os objetivos como descritiva, com uma abordagem quantitativa. Os dados foram coletados em bancos de dados disponibilizados em meio eletrônico e processados utilizando um software estatístico. A partir das análises, verificou-se que os dois grupos possuem características semelhantes no que diz respeito ao perfil básico, porém quanto ao perfil acadêmico, o campus do interior possui índices inferiores em relação ao campus da capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karleany Mendonça de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Cursando Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP pela Universidade Federal de Alagoas. Possui especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alagoas (2017). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (2015). Atualmente é técnico de laboratório Área/Edificações na Universidade Federal de Alagoas, campus Sertão. 

Taiane Gonçalves de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em andamento em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2009). Participou como membro do Grupo de Estudos Representações do Lugar - RELU. Atuou como estagiária na Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU (2012/2013), e no Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Superintendência de Maceió. Atualmente é funcionária na Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU, e mestranda em Administração Pública pela UFAL.

Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Administração de Empresas (Mackenzie-SP), Mestre Educação Brasileira na linha de Tecnologia da Informação e Comunicação TIC (UFAL), MBA em Gestão de Turismo (UBM-RJ), Especialista em Matemática (UFPE), Bacharel em Administração de Empresas (UFAL) e Bacharel em Turismo (CESMAC). É Professor Adjunto III da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais - NEES/UFAL/CNPq, atuando como Professor do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT e dos cursos de graduação de Administração de Empresas e Ciência da Computação. Já publicou mais de 150 artigos acadêmicos em Livros, Periódicos e Congressos Nacionais e Internacionais. É Co-fundador das Startups D0Zero, GIDLE, HÉLLIX e da IT4LIFE empresa que desenvolve software baseado em recomendações humanas e consultoria na gestão de negócios complexos. Já trabalhou na Gerencia Comercial da VARIG Linhas Aéreas S/A e Contecny Construções Ltda e na ICE Equipment que atuava no setor de importação e exportação de equipamentos SOREDEX da Finlândia e QR s.r.l da Itália.

Nicholas Joseph Tavares da Cruz, Universidade Federal de Alagoas

Possui bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (2003). Mestrado em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é Professor Adjunto IV na Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Pesquisa Mercadológica, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, pesquisas de opinião e de mercado, agronegócio, qualidade e impactos ambientais.

Downloads

Publicado

2020-12-02