Análise da governança de TI em uma prefeitura do Nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.004.0006%20

Palavras-chave:

Governança, Tecnologia da Informação, Gestão

Resumo

O estudo em pauta analisou a existência ou não de algum modelo de governança de TI em uma prefeitura de uma capital no Nordeste do Brasil, investigando as práticas de governança de TI, levando em consideração as características culturais e ambientais da organização. O estudo examinou os diferentes níveis de maturidade da tecnologia da informação dentro da prefeitura, bem como a influência de órgãos de controle e a compreensão do conceito de governança por parte dos gestores municipais. O artigo abordou as origens e evolução do conceito de governança, bem como a relação entre os frameworks COBIT e ITIL. Através de questionários e entrevistas, foram coletados dados sobre a estrutura de TI da prefeitura, o planejamento estratégico e a aplicação de práticas de governança. Os resultados revelam, a falta de percepção da importância da TI na gestão estratégica municipal, a necessidade de melhorias na área de governança de TI, incluindo a falta de instrumentos de planejamento e o baixo nível de aplicação de práticas de governança. Conclui-se que a TI ainda não é totalmente reconhecida como uma função estratégica na gestão pública municipal, e são necessários esforços para fortalecer a governança de TI e melhorar a prestação de serviços à comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Geraldo de Oliveira Lima, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Alagoas, Especialização em Consultoria pelo Centro Universitário CESMAC e Mestrado em Desenvolvimento e Meio-Ambiente pela UFAL. Fui Coordenador da Incubadora Empresarial Tecnologica - IET, fui Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Ciência - SECTI-AL, sou professor do Centro Universitário CESMAC, nos cursos Presenciais e EAD. Atualmente sou Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia do CESMAC, Membro do Comitê de Etica em Pesquisa do Centro Universitário CESMAC, pesquisador nas áreas de Empreendedorismo, Inovação e gestão. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, empreendedorismo, incubadoras de empresas, tecnologia de informação, arranjos produtivos e captação de recursos. 

Joclean Albuquerque dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Granduando do Curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, profissional de Tecnologia da Informação com atuação no mercado. 

Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Administração de Empresas (Mackenzie-SP), Mestre Educação Brasileira na linha de Tecnologia da Informação e Comunicação TIC (UFAL), MBA em Gestão de Turismo (UBM-RJ), Especialista em Matemática (UFPE), Bacharel em Administração de Empresas (UFAL) e Bacharel em Turismo (CESMAC). É Professor Associado I da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais - NEES/UFAL/CNPq, atuando como Professor do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT e dos cursos de graduação de Administração de Empresas e Ciência da Computação. Já publicou mais de 210 artigos acadêmicos em Livros, Periódicos e Congressos Nacionais e Internacionais. É Co-fundador das Startups D0Zero, GIDLE, HÉLLIX e da IT4LIFE empresa que desenvolve software baseado em recomendações humanas e consultoria na gestão de negócios complexos. Já trabalhou na Gerencia Comercial da VARIG Linhas Aéreas S/A e Contecny Construções Ltda e na ICE Equipment que atuava no setor de importação e exportação de equipamentos SOREDEX da Finlândia e QR s.r.l da Itália.

Downloads

Publicado

2023-09-30