Nível de aderência de metodologias de risco de crédito em empresa do setor de educação
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.003.0004Palabras clave:
Instituição de Ensino, Insolvência, Risco de Crédito, Mercado de Capitais BrasileiroResumen
O risco de crédito está presente em todas as transações comerciais regidas pelo princípio de competência. É indispensável que os credores façam uma análise da capacidade de pagamento dos clientes. Para avaliar o risco de crédito, os credores podem utilizar metodologias variadas, como as destacadas nessa pesquisa, sendo elas: análise julgamental, análise discriminante (ADML) e análise estrutural. Com esse foco, o objetivo desta pesquisa é avaliar, por meio da realização de um estudo de caso, se a classificação de risco de crédito proposta pela metodologia discriminante de previsão de insolvência de Sanvicente e Minardi (S&M), e pela metodologia estrutural KMV estão em conformidade com o modelo Julgamental, o qual se baseia na análise do risco de crédito considerando informações qualitativas e quantitativas, bem como, o fator ‘bom senso’ nas decisões de financiamentos. A pesquisa contribui ao analisar o nível de aderência dessas metodologias classificatórias de risco de crédito na maior empresa do setor de educação listada na [B]3 Brasil, Bolsa, Balcão, a Kroton Educacional S.A., dada a sua relevância dentro desse setor. Os resultados não atestaram aderência estatisticamente significativa entre as metodologias S&M e KMV com a metodologia julgamental, sendo, em parte, explicados por aspectos como a não inclusão do fator ‘bom senso’ na decisão de crédito, a utilização de informações contábeis históricas (S&M) e a utilização de informações históricas do preço e do retorno das ações ordinárias.
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