Uma análise sobre a intensidade da racionalidade do mercado de capitais no intraday

Autores

  • Alexandre Franco Godoi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-4879-8520
  • Carlos Élder Maciel de Aquino Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Fernando de Almeida Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • José Everardo Alves Pereira PUC São Paulo
  • José Odálio dos Santos PUC São Paulo http://orcid.org/0000-0001-6428-723X

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.002.0003

Palavras-chave:

Intradiários, Eficiência de Mercado, Racionalidade, Finanças Comportamentais

Resumo

Esta pesquisa, de natureza empírico-analítica, testa a eficiência de mercado e o comportamento do investidor, ao analisar, por meio de um estudo de caso, as ações do Banco Itaú Unibanco, após o anúncio de fatos relevantes junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A pesquisa se baseia em dados intradiários das ações ordinárias na tentativa de capturar a intensidade da racionalidade, no comportamento dos investidores no início do pregão após o anúncio, no nível de eficiência e no entendimento de informações relevantes dinâmicas e estáticas. Para a análise e comparação dos dados nos períodos ex-ante e ex-post, foi utilizada a metodologia de Estudo de Eventos, seguindo os procedimentos propostos por Mackinlay (1997). A principal contribuição da pesquisa está na análise do comportamento do movimento das ações durante o dia (intraday) para um único banco, uma vez que os estudos anteriores têm analisado o movimento intradiário de grupos de empresas ou então de carteiras de papéis de companhias. A predominância dos resultados sugere que determinados fatores como o efeito manada, a heurística de disponibilidade e a aversão à perda, foram caracterizados pela intempestividade e volatilidade anormal em comparação a janela de estimação - fato que não assegura a existência de mercado eficiente nos minutos próximos da divulgação das informações relevantes selecionadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Franco Godoi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Administração pela PUC São Paulo - Linha de Pesquisa em Estratégia e Inovação (Finanças), tendo como Tese de Doutorado a pesquisa: Contribuição à Análise da Relevância da Estrutura de Capital para a Rentabilidade dos Maiores Bancos Brasileiros com Papéis Negociados na [B]3 - Brasil, Bolsa, Balcão. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC São Paulo, tendo como Dissertação de Mestrado a pesquisa: Contabilidade Ambiental: Um Estudo do Disclosure de Informações Ambientais das Empresas dos Setores de Alto Impacto Ambiental Integrantes do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial. MBA Executivo em Gestão Tributária pelo INPG São Paulo; Pós Graduação Lato Sensu em Contabilidade, Controladoria e Auditoria pela PUC Campinas; Extensão Acadêmica em IFRS pela FIPECAFI/FEA USP; Extensão Acadêmica em Contabilidade Internacional pela PUC Campinas; e Bacharelado em Ciências Contábeis pela PUC Campinas. Integrante do Núcleo de Estudos em Administração e Finanças (NEAF) da PUC São Paulo. Docente e pesquisador em exercício constante da educação continuada, através da realização de cursos e-learning, apresentação de trabalhos em congressos, simpósios e participação em seminários, palestras, oficinas técnicas e cursos de aperfeiçoamento. Professor no ensino superior em cursos de Pós Graduação e Graduação de disciplinas relacionadas à Administração Financeira e Ciência Contábil. Atualmente acumula a função de Coordenador do Curso de Ciências Contábeis e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis no Instituto de Ensino Superior de Americana - IESA. Foi Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Grupo de Qualidade do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Aprovação no Concurso Público para Docente na Faculdade de Tecnologia de Americana do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Processo CEETEPS nº 4428/2008, publicado através do Edital 0409/2009 no DOE-SP em 20.02.2009. Atuou como gestor financeiro e contábil em empresa de grande porte do segmento de transportes de cargas aéreas nacionais e internacionais, possuindo experiência nas áreas de Administração Financeira e Contábil. Possui conhecimentos em línguas estrangeiras nos idiomas inglês, francês e espanhol.

Carlos Élder Maciel de Aquino, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal e Pernambuco (UFPE) e mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem extensão universitária em em Engenharia Econômica pela universidade Católica de Pernambuco (UNICAP-PE), além de ter MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Marcado de Capitais (IBMEC-SP) e em Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP). É também professor convidado da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras.- FIPECAFI. Experiência na gestão de empresas, áreas de controle e em consultoria empresarial, tendo atuado por mais de 35 anos em posições executivas nos segmentos financeiro, saúde, auditoria independente e previdência complementar. Vivência como membro de conselho de administração, conselho fiscal e comitês de auditoria. 

Fernando de Almeida Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-Doutorando em Ciências Contábeis - PUC-SP; Doutor: Ciências Sociais, Área de Relações Internacionais - PUC-SP; Mestre: Administração de Empresas - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialista: Avaliação Institucional - UNB; Especialista: Administração com ênfase em Finanças - UNIFIEO; Especialista: Formação de Docentes para a atuação em Educação à Distância - ESAB; Graduado: Administração de Empresas - UNIFIEO; Graduado: Ciências Contábeis - UCDB; Graduado: Administração Pública - UCDB. Atividades: Professor do Mestrado e da Graduação de Ciências Contábeis das PUC-SP. Chefe Editorial da Revista Científica Hermes Editor da Revista REMIPE e editor da Revista REMIPE Avaliador: MEC/INEP (desde 2002) e Conselho Estadual de Educação-SP (desde 2007). Vice-conselheiro do CRC-SP. Experiências: Docência em Ensino Superior (20 anos); docência em Ensino Médio (2 anos); elaboração de projetos educacionais e autoavaliação; avaliação de cursos e instituições (Conselho Estadual de Educação - SP, MEC/INEP); Controladoria (SABESP-SP); Auditoria (Secretaria dos Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo). Participação em projetos de pesquisa,e autor de livros e artigos.

José Everardo Alves Pereira, PUC São Paulo

Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais (linha de pesquisa em Finanças Corporativas) pela PUC SP (2018), MBA em Gestão Econômica e Financeira de Empresas na FGV SP, Pós-Graduação: Formação para profissionais em Mercados Derivativos na BM&F Bovespa (2012), possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Paulista (2003). Atualmente Professor em disciplinas relacionadas a Finanças Corporativas na Faculdade FECAF. Tem experiência como monitor em curso de MBA Finanças na Faculdade UBS (2017), Professor em curso de curta duração (Administração Financeira) no SENAC SP (2017), além de experiência na área bancaria por 19 anos, sendo 08 deles em Tesouraria (Derivativos, Câmbio e Renda Fixa), experiência em Consultoria de reestruturação administrativa de empresas.

José Odálio dos Santos, PUC São Paulo

Possui Livre Docência em Administração/Finanças pela FEA-USP (2012), Pós-Doutorado em Administração/Finanças pela FEA-USP (2007), Doutorado em Administração/Finanças pela FGV-SP (2000), Mestrado em Administração/Finanças pela PUC-SP (1993), Pós-Graduação (Lato Sensu) em Administração Industrial pela USP (1990), Graduação em Ciências Contábeis pela PUC-SP (1988) e Graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP (1986). Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ministrando aulas de finanças corporativas, análise do risco de crédito e avaliação de empresas para a Graduação em Administração de Empresas e para a Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado). É autor dos livros "Análise de Crédito - Empresas, Pessoas Físicas, Varejo, Agronegócio e Pecuária ", Editora Atlas, 2012 e "Valuation - Metodologias e Técnicas para Análise de Investimentos e Determinação do Valor Financeiro de Empresas", Editora Saraiva, 2011. ´ É autor de vários artigos publicados em revistas e apresentados em congressos acadêmicos conceituados (nacionais e internacionais). É coordenador de cursos empresariais e profissional de treinamento há mais de 15 anos, ministrando cursos de análise de crédito, avaliação de empresas, contabilidade básica, finanças pessoais e finanças corporativas. Foi profissional de Instituições Financeiras de grande porte (nacionais e estrangeiras), exercendo cargos de gerência e supervisão nas áreas de contabilidade, crédito e finanças. Pesquisa temas nas áreas de avaliação de empresas, finanças corporativas e gestão do risco de crédito. 

Downloads

Publicado

2019-07-17

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)