Nível de aderência de metodologias de risco de crédito em empresa do setor de educação

Autores

  • Alexandre Franco de Godoi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-4879-8520
  • Alfredo Spalloni de Oliveira Junior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • José Odálio dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Marcelo Claudio Lema Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.003.0004

Palavras-chave:

Instituição de Ensino, Insolvência, Risco de Crédito, Mercado de Capitais Brasileiro

Resumo

O risco de crédito está presente em todas as transações comerciais regidas pelo princípio de competência. É indispensável que os credores façam uma análise da capacidade de pagamento dos clientes. Para avaliar o risco de crédito, os credores podem utilizar metodologias variadas, como as destacadas nessa pesquisa, sendo elas: análise julgamental, análise discriminante (ADML) e análise estrutural. Com esse foco, o objetivo desta pesquisa é avaliar, por meio da realização de um estudo de caso, se a classificação de risco de crédito proposta pela metodologia discriminante de previsão de insolvência de Sanvicente e Minardi (S&M), e pela metodologia estrutural KMV estão em conformidade com o modelo Julgamental, o qual se baseia na análise do risco de crédito considerando informações qualitativas e quantitativas, bem como, o fator ‘bom senso’ nas decisões de financiamentos. A pesquisa contribui ao analisar o nível de aderência dessas metodologias classificatórias de risco de crédito na maior empresa do setor de educação listada na [B]3 Brasil, Bolsa, Balcão, a Kroton Educacional S.A., dada a sua relevância dentro desse setor. Os resultados não atestaram aderência estatisticamente significativa entre as metodologias S&M e KMV com a metodologia julgamental, sendo, em parte, explicados por aspectos como a não inclusão do fator ‘bom senso’ na decisão de crédito, a utilização de informações contábeis históricas (S&M) e a utilização de informações históricas do preço e do retorno das ações ordinárias.

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Biografia do Autor

Alexandre Franco de Godoi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Administração pela PUC São Paulo - Linha de Pesquisa em Estratégia e Inovação (Finanças), tendo como Tese de Doutorado a pesquisa: Contribuição à Análise da Relevância da Estrutura de Capital para a Rentabilidade dos Maiores Bancos Brasileiros com Papéis Negociados na [B]3 - Brasil, Bolsa, Balcão. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC São Paulo, tendo como Dissertação de Mestrado a pesquisa: Contabilidade Ambiental: Um Estudo do Disclosure de Informações Ambientais das Empresas dos Setores de Alto Impacto Ambiental Integrantes do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial. MBA Executivo em Gestão Tributária pelo INPG São Paulo; Pós Graduação Lato Sensu em Contabilidade, Controladoria e Auditoria pela PUC Campinas; Extensão Acadêmica em IFRS pela FIPECAFI/FEA USP; Extensão Acadêmica em Contabilidade Internacional pela PUC Campinas; e Bacharelado em Ciências Contábeis pela PUC Campinas. Integrante do Núcleo de Estudos em Administração e Finanças (NEAF) da PUC São Paulo. Docente e pesquisador em exercício constante da educação continuada, através da realização de cursos e-learning, apresentação de trabalhos em congressos, simpósios e participação em seminários, palestras, oficinas técnicas e cursos de aperfeiçoamento. Professor no ensino superior em cursos de Pós Graduação e Graduação de disciplinas relacionadas à Administração Financeira e Ciência Contábil. Atualmente acumula a função de Coordenador do Curso de Ciências Contábeis e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis no Instituto de Ensino Superior de Americana - IESA. Foi Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Grupo de Qualidade do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Aprovação no Concurso Público para Docente na Faculdade de Tecnologia de Americana do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Processo CEETEPS nº 4428/2008, publicado através do Edital 0409/2009 no DOE-SP em 20.02.2009. Atuou como gestor financeiro e contábil em empresa de grande porte do segmento de transportes de cargas aéreas nacionais e internacionais, possuindo experiência nas áreas de Administração Financeira e Contábil. Possui conhecimentos em línguas estrangeiras nos idiomas inglês, francês e espanhol.

Alfredo Spalloni de Oliveira Junior, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Sólida carreira no mercado financeiro e empresas de serviços. Vivência em controladoria, finanças, planejamento, orçamento e controle (S&OP, PDCA), MIS, operações, gestão de projetos, especialista em planejamento, análise e suporte financeiro para acompanhamento de desempenho de unidades de negócios e holding, fechamento gerencial, consolidação de back-office, implantação de central de serviços compartilhados, restruturações para captura de eficiência operacional e financeira, reorganização de processos e condução de grandes projetos de ERP para integração funcional nos setores de finanças, operações, compras e meios de pagamento, vivência trabalhando em conjunto com consultorias como Atkearney, McKinsey, Accenture, Integration e Falconi. Atuando há 10 anos em cargos de gestão e liderança. Experiência em setores de controladoria, contabilidade gerencial, finanças (contas a pagar, receber e gestão de caixa/giro), análise e fechamento de DRE , Balanço e FCF F/E , gestão de riscos carteira de crédito e cobrança, especialista em produtos financeiros, planejamento e controle financeiro (receitas, custos e gestão de patrimônio) suporte a força de vendas, calculo de remuneração variável, gestão de projetos, back-office financeiro e operacional, estratégia de sourcing, governança corporativa, atendimento a órgãos reguladores e auditoria interna e externa. Desenvolvimento e implementação de projetos com foco em automatização de processos, redução de estrutura e aumento da performance operacional, crescimento de faturamento, melhoria de capital de giro, melhoria de qualidade e controles internos, analise de investimentos, gestão de carteiras de credito e cobrança, indicadores de risco, orçamento e forecast utilizando modelos de regressão, mapas de apoio indicadores estratégicos (dashboard e MIS), redução de custos e gastos utilizando conceitos de budget base zero(OBZ), matricial e ABC e revisão dos modelos de incentivos comerciais ajustando ao risco das operações. Meus pontos fortes incluem planejamento e execução de tarefas complexas, habilidade para implantação de novos processos com superação de metas e desafios, alocação de habilidades financeiras aos negócios como gestão de preços, previsibilidade do L&P, gestão de riscos (provisões de receitas, despesas e perdas), eficiência operacional e Financeira e forte capacidade na formação e gestão de equipes multidisciplinares e de alto desempenho. Formação em Adm. de Empresas com pós-graduação em Finanças pela FGV, pós-graduação em Produtos Financeiros e Gestão de Risco pela FIA-USP , MBA Controller FIPECAFI-USP e Mestrado profissional em gestão de negócios FIA USP, GVPEC curso de Negociação, SAP key user (FI-CO-MM), gestão de projetos, Kaizen Program e Inglês intermediário e Espanhol básico. Atualmente ministro aulas nos cursos de MBA em finanças e controladoria na FGV MANAGEMENT, SENAC e UNISAL.Doutorando em Administração de Empresas (PUC-SP), Mestre em Gestão de Negócios (Faculdade FIA de Administração e Negócios), MBA Controller (FIPECAFI), Especialização em Administração Financeira (Fundação Getúlio Vargas) e Graduação em Administração (Centro Universitário Ítalo Brasileiro).

José Odálio dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui Livre Docência em Administração/Finanças pela FEA-USP (2012), Pós-Doutorado em Administração/Finanças pela FEA-USP (2007), Doutorado em Administração/Finanças pela FGV-SP (2000), Mestrado em Administração/Finanças pela PUC-SP (1993), Pós-Graduação (Lato Sensu) em Administração Industrial pela USP (1990), Graduação em Ciências Contábeis pela PUC-SP (1988) e Graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP (1986). Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ministrando aulas de finanças corporativas, análise do risco de crédito e avaliação de empresas para a Graduação em Administração de Empresas e para a Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado). É autor dos livros "Análise de Crédito - Empresas, Pessoas Físicas, Varejo, Agronegócio e Pecuária ", Editora Atlas, 2012 e "Valuation - Metodologias e Técnicas para Análise de Investimentos e Determinação do Valor Financeiro de Empresas", Editora Saraiva, 2011. ´ É autor de vários artigos publicados em revistas e apresentados em congressos acadêmicos conceituados (nacionais e internacionais). É coordenador de cursos empresariais e profissional de treinamento há mais de 15 anos, ministrando cursos de análise de crédito, avaliação de empresas, contabilidade básica, finanças pessoais e finanças corporativas. Foi profissional de Instituições Financeiras de grande porte (nacionais e estrangeiras), exercendo cargos de gerência e supervisão nas áreas de contabilidade, crédito e finanças. Pesquisa temas nas áreas de avaliação de empresas, finanças corporativas e gestão do risco de crédito.

Marcelo Claudio Lema, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Administração de Empresas (PUC-SP), desde 2016. Orientador: Prof. Dr. Fábio Gallo Possui mestrado em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ (1999) e graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica/UFRJ (1990). Atualmente é professor de Finanças na graduação e pós-graduação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Foi professor-convidado de pós-graduação de Finanças da FECAP - Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado. (2010-2013) Foi professor de Administração Financeira na Universidade Bandeirante de São Paulo entre 1999 até 2004. Consultor de empresas nas áreas de Valuation, Gestão de Risco e Avaliação de empresas. Desenvolve diversos treinamentos in company.

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Publicado

2019-09-29

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