Adherence level of credit risk methodologies in an education sector company

Authors

  • Alexandre Franco de Godoi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-4879-8520
  • Alfredo Spalloni de Oliveira Junior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • José Odálio dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Marcelo Claudio Lema Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.003.0004

Keywords:

Educational Institution, Insolvency, Credit Risk, Brazilian Capital Market

Abstract

Credit risk is present in all business transactions governed by the accrual principle. It is indispensable for lenders to make an analysis of the ability of customers to pay. To assess credit risk, lenders may use various methodologies, such as those highlighted in this research, namely: judgmental analysis, discriminant analysis (ADML) and structural analysis. With this focus, the objective of this research is to evaluate, by conducting a case study, whether the credit risk classification proposed by the Sanvicente and Minardi (S&M) discriminant insolvency forecast methodology and the KMV structural methodology are in accordance with the Judgmental model, which is based on credit risk analysis considering qualitative and quantitative information, as well as the 'common sense' factor in financing decisions. The research contributes by analyzing the level of adherence of these credit risk rating methodologies to the largest company in the education sector listed in [B] 3 Brazil, Bolsa, Balcão, Kroton Educacional S.A., given their relevance within this sector. The results did not attest statistically significant adherence between the S&M and KMV methodologies with the judgmental methodology, being partly explained by aspects such as the non-inclusion of the 'common sense' factor in the credit decision, the use of historical accounting information (S&M). and the use of historical information on the price and return of common shares.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alexandre Franco de Godoi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Administração pela PUC São Paulo - Linha de Pesquisa em Estratégia e Inovação (Finanças), tendo como Tese de Doutorado a pesquisa: Contribuição à Análise da Relevância da Estrutura de Capital para a Rentabilidade dos Maiores Bancos Brasileiros com Papéis Negociados na [B]3 - Brasil, Bolsa, Balcão. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC São Paulo, tendo como Dissertação de Mestrado a pesquisa: Contabilidade Ambiental: Um Estudo do Disclosure de Informações Ambientais das Empresas dos Setores de Alto Impacto Ambiental Integrantes do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial. MBA Executivo em Gestão Tributária pelo INPG São Paulo; Pós Graduação Lato Sensu em Contabilidade, Controladoria e Auditoria pela PUC Campinas; Extensão Acadêmica em IFRS pela FIPECAFI/FEA USP; Extensão Acadêmica em Contabilidade Internacional pela PUC Campinas; e Bacharelado em Ciências Contábeis pela PUC Campinas. Integrante do Núcleo de Estudos em Administração e Finanças (NEAF) da PUC São Paulo. Docente e pesquisador em exercício constante da educação continuada, através da realização de cursos e-learning, apresentação de trabalhos em congressos, simpósios e participação em seminários, palestras, oficinas técnicas e cursos de aperfeiçoamento. Professor no ensino superior em cursos de Pós Graduação e Graduação de disciplinas relacionadas à Administração Financeira e Ciência Contábil. Atualmente acumula a função de Coordenador do Curso de Ciências Contábeis e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis no Instituto de Ensino Superior de Americana - IESA. Foi Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Grupo de Qualidade do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Aprovação no Concurso Público para Docente na Faculdade de Tecnologia de Americana do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Processo CEETEPS nº 4428/2008, publicado através do Edital 0409/2009 no DOE-SP em 20.02.2009. Atuou como gestor financeiro e contábil em empresa de grande porte do segmento de transportes de cargas aéreas nacionais e internacionais, possuindo experiência nas áreas de Administração Financeira e Contábil. Possui conhecimentos em línguas estrangeiras nos idiomas inglês, francês e espanhol.

Alfredo Spalloni de Oliveira Junior, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Sólida carreira no mercado financeiro e empresas de serviços. Vivência em controladoria, finanças, planejamento, orçamento e controle (S&OP, PDCA), MIS, operações, gestão de projetos, especialista em planejamento, análise e suporte financeiro para acompanhamento de desempenho de unidades de negócios e holding, fechamento gerencial, consolidação de back-office, implantação de central de serviços compartilhados, restruturações para captura de eficiência operacional e financeira, reorganização de processos e condução de grandes projetos de ERP para integração funcional nos setores de finanças, operações, compras e meios de pagamento, vivência trabalhando em conjunto com consultorias como Atkearney, McKinsey, Accenture, Integration e Falconi. Atuando há 10 anos em cargos de gestão e liderança. Experiência em setores de controladoria, contabilidade gerencial, finanças (contas a pagar, receber e gestão de caixa/giro), análise e fechamento de DRE , Balanço e FCF F/E , gestão de riscos carteira de crédito e cobrança, especialista em produtos financeiros, planejamento e controle financeiro (receitas, custos e gestão de patrimônio) suporte a força de vendas, calculo de remuneração variável, gestão de projetos, back-office financeiro e operacional, estratégia de sourcing, governança corporativa, atendimento a órgãos reguladores e auditoria interna e externa. Desenvolvimento e implementação de projetos com foco em automatização de processos, redução de estrutura e aumento da performance operacional, crescimento de faturamento, melhoria de capital de giro, melhoria de qualidade e controles internos, analise de investimentos, gestão de carteiras de credito e cobrança, indicadores de risco, orçamento e forecast utilizando modelos de regressão, mapas de apoio indicadores estratégicos (dashboard e MIS), redução de custos e gastos utilizando conceitos de budget base zero(OBZ), matricial e ABC e revisão dos modelos de incentivos comerciais ajustando ao risco das operações. Meus pontos fortes incluem planejamento e execução de tarefas complexas, habilidade para implantação de novos processos com superação de metas e desafios, alocação de habilidades financeiras aos negócios como gestão de preços, previsibilidade do L&P, gestão de riscos (provisões de receitas, despesas e perdas), eficiência operacional e Financeira e forte capacidade na formação e gestão de equipes multidisciplinares e de alto desempenho. Formação em Adm. de Empresas com pós-graduação em Finanças pela FGV, pós-graduação em Produtos Financeiros e Gestão de Risco pela FIA-USP , MBA Controller FIPECAFI-USP e Mestrado profissional em gestão de negócios FIA USP, GVPEC curso de Negociação, SAP key user (FI-CO-MM), gestão de projetos, Kaizen Program e Inglês intermediário e Espanhol básico. Atualmente ministro aulas nos cursos de MBA em finanças e controladoria na FGV MANAGEMENT, SENAC e UNISAL.

José Odálio dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui Livre Docência em Administração/Finanças pela FEA-USP (2012), Pós-Doutorado em Administração/Finanças pela FEA-USP (2007), Doutorado em Administração/Finanças pela FGV-SP (2000), Mestrado em Administração/Finanças pela PUC-SP (1993), Pós-Graduação (Lato Sensu) em Administração Industrial pela USP (1990), Graduação em Ciências Contábeis pela PUC-SP (1988) e Graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP (1986). Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ministrando aulas de finanças corporativas, análise do risco de crédito e avaliação de empresas para a Graduação em Administração de Empresas e para a Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado). É autor dos livros "Análise de Crédito - Empresas, Pessoas Físicas, Varejo, Agronegócio e Pecuária ", Editora Atlas, 2012 e "Valuation - Metodologias e Técnicas para Análise de Investimentos e Determinação do Valor Financeiro de Empresas", Editora Saraiva, 2011. ´ É autor de vários artigos publicados em revistas e apresentados em congressos acadêmicos conceituados (nacionais e internacionais). É coordenador de cursos empresariais e profissional de treinamento há mais de 15 anos, ministrando cursos de análise de crédito, avaliação de empresas, contabilidade básica, finanças pessoais e finanças corporativas. Foi profissional de Instituições Financeiras de grande porte (nacionais e estrangeiras), exercendo cargos de gerência e supervisão nas áreas de contabilidade, crédito e finanças. Pesquisa temas nas áreas de avaliação de empresas, finanças corporativas e gestão do risco de crédito.

Marcelo Claudio Lema, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Administração de Empresas (PUC-SP), desde 2016. Orientador: Prof. Dr. Fábio Gallo Possui mestrado em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ (1999) e graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica/UFRJ (1990). Atualmente é professor de Finanças na graduação e pós-graduação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Foi professor-convidado de pós-graduação de Finanças da FECAP - Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado. (2010-2013) Foi professor de Administração Financeira na Universidade Bandeirante de São Paulo entre 1999 até 2004. Consultor de empresas nas áreas de Valuation, Gestão de Risco e Avaliação de empresas. Desenvolve diversos treinamentos in company.

Published

2019-09-29

Most read articles by the same author(s)