Análise do impacto de fatos relevantes no retorno das ações de empresa de educação superior

Autores

  • Daniele Santos Damascena Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Sandra Egydio Pereira da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • José Odálio dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Alexandre Franco de Godoi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-4879-8520

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.003.0001

Palavras-chave:

Retornos Anormais, Análise de Estudo de eventos, Eficiência Informacional

Resumo

A pesquisa propõe analisar o impacto de fatos relevantes dos dois últimos anos nos preços das ações da Kroton Educacional S.A., empresa do setor de educação de ensino superior. As reações dos investidores diante das informações que normalmente alteram decisões gerenciais das instituições podem influenciar no retorno das ações. A pesquisa trará à luz como foi o desempenho das ações da empresa diante de vários fatos relevantes e que podem ter impactado os resultados contábeis e financeiros da empresa. Ademais, verificará se a estratégia de fusão foi uma ação de gestão eficaz para manter o negócio atrativo e rentável diante da crise vivida pelo país. Por meio de uma pesquisa de natureza empírico-analítica, exploratória, de abordagem quantitativa, e sob a forma de estudo de caso, utiliza-se o estudo de eventos para avaliar se os preços e retornos das ações foram alterados após as seguintes divulgações: (i) resultado do ano de 2015 em meio à crise econômica; (ii) alteração das regras de concessão do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES); e (iii) compras e fusões das empresas deste setor e a publicação de uma revista criticando o programa de crédito estudantil FIES. A janela de evento utilizada foi de 4 dias antes (D-4) até 4 dias depois (D+4) ao redor da data do evento (D0), com uma janela de estimação de 40 dias (D-5 a D-44). Para o cálculo do beta utilizou-se o método dos mínimos quadrados e estimou-se a partir daí os retornos anormais e os retornos anormais acumulados. O retorno anormal foi calculado a partir do modelo de mercado. Obteve-se a ocorrência de p-value inferior a 5%, que comprova a forma de eficiência semiforte de mercado nos resultados, visto que os preços das ações foram impactados, porém logo após voltaram ao seu patamar normal, pois o mercado havia absorvido a informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Santos Damascena, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Sandra Egydio Pereira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Experiência em auditoria interna e externa. Vivência profissional em Instituições financeiras e atualmente como docente de matérias relacionadas a contabilidade, auditoria e mercado financeiro. Como docente do ensino superior também orientou e participou de bancas de TCCs.

José Odálio dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui Livre Docência em Administração/Finanças pela FEA-USP (2012), Pós-Doutorado em Administração/Finanças pela FEA-USP (2007), Doutorado em Administração/Finanças pela FGV-SP (2000), Mestrado em Administração/Finanças pela PUC-SP (1993), Pós-Graduação (Lato Sensu) em Administração Industrial pela USP (1990), Graduação em Ciências Contábeis pela PUC-SP (1988) e Graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP (1986). Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ministrando aulas de finanças corporativas, análise do risco de crédito e avaliação de empresas para a Graduação em Administração de Empresas e para a Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado). É autor dos livros "Análise de Crédito - Empresas, Pessoas Físicas, Varejo, Agronegócio e Pecuária ", Editora Atlas, 2012 e "Valuation - Metodologias e Técnicas para Análise de Investimentos e Determinação do Valor Financeiro de Empresas", Editora Saraiva, 2011. ´ É autor de vários artigos publicados em revistas e apresentados em congressos acadêmicos conceituados (nacionais e internacionais). É coordenador de cursos empresariais e profissional de treinamento há mais de 15 anos, ministrando cursos de análise de crédito, avaliação de empresas, contabilidade básica, finanças pessoais e finanças corporativas. Foi profissional de Instituições Financeiras de grande porte (nacionais e estrangeiras), exercendo cargos de gerência e supervisão nas áreas de contabilidade, crédito e finanças. Pesquisa temas nas áreas de avaliação de empresas, finanças corporativas e gestão do risco de crédito

Alexandre Franco de Godoi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Administração pela PUC São Paulo - Linha de Pesquisa em Estratégia e Inovação (Finanças), tendo como Tese de Doutorado a pesquisa: Contribuição à Análise da Relevância da Estrutura de Capital para a Rentabilidade dos Maiores Bancos Brasileiros com Papéis Negociados na [B]3 - Brasil, Bolsa, Balcão. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC São Paulo, tendo como Dissertação de Mestrado a pesquisa: Contabilidade Ambiental: Um Estudo do Disclosure de Informações Ambientais das Empresas dos Setores de Alto Impacto Ambiental Integrantes do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial. MBA Executivo em Gestão Tributária pelo INPG São Paulo; Pós Graduação Lato Sensu em Contabilidade, Controladoria e Auditoria pela PUC Campinas; Extensão Acadêmica em IFRS pela FIPECAFI/FEA USP; Extensão Acadêmica em Contabilidade Internacional pela PUC Campinas; e Bacharelado em Ciências Contábeis pela PUC Campinas. Integrante do Núcleo de Estudos em Administração e Finanças (NEAF) da PUC São Paulo. Docente e pesquisador em exercício constante da educação continuada, através da realização de cursos e-learning, apresentação de trabalhos em congressos, simpósios e participação em seminários, palestras, oficinas técnicas e cursos de aperfeiçoamento. Professor no ensino superior em cursos de Pós Graduação e Graduação de disciplinas relacionadas à Administração Financeira e Ciência Contábil. Atualmente acumula a função de Coordenador do Curso de Ciências Contábeis e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis no Instituto de Ensino Superior de Americana - IESA. Foi Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Grupo de Qualidade do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Aprovação no Concurso Público para Docente na Faculdade de Tecnologia de Americana do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Processo CEETEPS nº 4428/2008, publicado através do Edital 0409/2009 no DOE-SP em 20.02.2009. Atuou como gestor financeiro e contábil em empresa de grande porte do segmento de transportes de cargas aéreas nacionais e internacionais, possuindo experiência nas áreas de Administração Financeira e Contábil. Possui conhecimentos em línguas estrangeiras nos idiomas inglês, francês e espanhol.

Downloads

Publicado

2017-10-22

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)