Maternal entrepreneurship: the importance of social networks in enabling businesses run by mothers in Maceió (AL)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.002.0006

Keywords:

Maternal Entrepreneurship, Mothers, Social Networks

Abstract

Motherhood is one of the most important phases for women, however, life after pregnancy brings with it a significant adaptation in the daily lives of mothers, who do not always receive support from their employers and the government. For women who opt for entrepreneurship, there are barriers such as the financial issue, lack of physical space to be able to open a business, lack of support staff, among several other issues. Thus, the research had the main objective of analyzing the importance of social networks in the viability of businesses generated by mothers in the city of Maceió. It also sought to address the reasons that lead mothers to undertake business in social networks; observed the use of social networks as a business tool; and identified the main sectors in which mothers from Maceio are active. The research can be characterized as exploratory and descriptive. As for the means of investigation, it can be seen as field research because it seeks answers to the research questions in its population group, which would be the women from Maceio who decided to open their own business after the birth of their children. For this, a structured form with open and closed questions was used, applied via internet with a non-probabilistic convenience sample of 101 respondents. The results showed that the profile of most entrepreneurial mothers surveyed indicates that they are between 20 and 30 years old, married, have one child, family income between 1 and 3 minimum wages, and have higher education. It was also observed that most see the evening hours as the best time to expand their business and, in addition to social networks, a tool considered to be of easy access and facilitator of the scope of the business, they use other approaches to disseminate their enterprise, and the sectors of food/beverage and Aesthetics/beauty are the most invested in by the mothers surveyed.

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Author Biographies

Jessica Maria Silva Cabral, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Alagoas(2019). 

Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Administração de Empresas (Mackenzie-SP), Mestre Educação Brasileira na linha de Tecnologia da Informação e Comunicação TIC (UFAL), MBA em Gestão de Turismo (UBM-RJ), Especialista em Matemática (UFPE), Bacharel em Administração de Empresas (UFAL) e Bacharel em Turismo (CESMAC). É Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais - NEES/UFAL/CNPq, atuando como Professor do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT e dos cursos de graduação de Administração de Empresas e Ciência da Computação. Já publicou mais de 200 artigos acadêmicos em Livros, Periódicos e Congressos Nacionais e Internacionais. É Co-fundador das Startups D0Zero, GIDLE, HÉLLIX e da IT4LIFE empresa que desenvolve software baseado em recomendações humanas e consultoria na gestão de negócios complexos. Já trabalhou na Gerencia Comercial da VARIG Linhas Aéreas S/A e Contecny Construções Ltda e na ICE Equipment que atuava no setor de importação e exportação de equipamentos SOREDEX da Finlândia e QR s.r.l da Itália. 

Jovino Pinto Filho, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas (2022). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Sergipe (2016). Especialista em Administração Estratégica pela Estácio-FASE (2016).Graduado em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Atualmente exerce o cargo de Administrador na Universidade Federal de Alagoas - UFAL e atua como Assistente de Pesquisa no Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais- NESS.

Luciana Peixoto Santa Rita, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Economia pela Universidade Federal de Alagoas (1993), Graduação em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1994), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (1999), Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP (2004) e Pós-doutorado em Economia, área de Política Industrial no ISEG na Universidade de Lisboa (2021). Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Avaliadora do Ministério da Educação, INEP, CAPES e do ARCO-SUL desde 2006. Consultora e Pesquisadora da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas desde 2006, sendo responsável pelas pesquisas de indicadores industriais, setoriais e de competitividade. Consultora do Sebrae desde 2006-2020, sendo responsável pela elaboração de várias pesquisas de mercado, setoriais e estudos de prospecção. Gerente de Projetos da UNIP, responsável pela implantação de regimentos, PPC e faculdades em todo o Brasil (1999- 2003). Vice- Presidente do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) - 2014-2016 Gerente de Informações e Controles do Grupo Bompreço (1994-1997) sendo responsável pela implementação de GSI em todo Brasil, Gerente de Marketing de Shoppings Centers (1999-1999). Gerente de Projetos e Programas na SEPLAN, sendo responsável pelo Planejamento Estratégico em Maceió (1999-2001). Gerente de Projetos do grupo UNIP, sendo responsável pela implementação de cursos e faculdades no Brasil (1997-2004). Consultora ADHOC - Fundação de Apoio a Pesquisa de Alagoas - FAPEAL. Consultora ADHOC - CAPES Consultora ADHOC - INEP/MEC. Conselheira Fiscal da FUNDEPS (2010-2012). Coordenadora da CPA da UFAL - 2009-2013. Consultor Ad Hoc junto à Comissão de Avaliação de Projetos de Pesquisa e Extensão (CAPPE). Avaliadora ANPAD - ENGPR Avaliadora SEMEAD. Avaliadora SESU-MEC-EAD desde 2006. Gerente de Projetos para Implantação dos Núcleos de Inovação da Rede de Educação Hibrida no Brasil pelo NEES desde 2022. Vice Coordenadora do projeto Plataforma de Streaming Público no Ministério da Cultura a partir de 2023. Membro do Comitê de Inovação do NIT da UFAL (2023). Membro do Projeto CNPq Modelos de Transferência de Tecnologia para as Rotas de Desenvolvimento Ligadas à Cadeias Produtivas da Bioeconomia. Publicou mais de 100 artigos em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência nos seguintes temas com pesquisas, projetos, consultorias técnicas e artigos nas áreas: sistemas de inovação, politicas públicas, competitividade, indústria 4.0, politica industrial, política de inovação, perfil tecnológico, política setorial e pesquisa industrial.

Published

2023-06-20