Da necessidade de gerenciar à complexidade de modelar: descrevendo o processo de aprendizagem de administradores na utilização de um software de modelagem de processos

Autores

  • Francisco Vicente Sales Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Catarina Rosa e Silva de Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco
  • Denis Silva da Silveira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.001.0013

Palavras-chave:

Aprendizagem, Modelagem, Processos de Negócios

Resumo

A modelagem de processos de negócios serve para auxiliar no entendimento da realidade de uma organização. Mas, será que um administrador com ensino superior nesta área está preparado para modelar os processos de uma empresa utilizando softwares elaborados para esta finalidade? A pergunta pode parecer estranha porque, possivelmente, o mais importante no processo de modelagem seja a maneira como se conduzem as investigações, a observação e a sistematização das informações adquiridas na fase inicial da modelagem, habilidades essas inerentes ao administrador. No entanto, pressupõe-se que há dificuldades para conduzir esse tipo de atividade quando são utilizados softwares especializados; já que estes geralmente são desenvolvidos por conhecedores da área de tecnologia da informação. Desse modo, o objetivo deste artigo é descrever como se deu o processo de aprendizagem de administradores na utilização de um software de modelagem de processos de negócios. Quanto ao método, o estudo classifica-se como descritivo, sendo utilizados também alguns procedimentos de pesquisa-ação. Foi possível observar que a ferramenta possibilita uma fácil modelagem no que se refere ao desenho do modelo. No entanto, na fase de animação, esta tornou-se complexa, sendo necessários conhecimentos de informática, coisa que um administrador pouco dispõe. A questão que fica é saber como colocar em prática uma linguagem que seja única para administradores e profissionais de tecnologia da informação, além de inserir outras disciplinas no curso de administração para uma melhor formação do administrador.

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Biografia do Autor

Francisco Vicente Sales Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Administração pelo PROPAD/UFPE, Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE (2012), Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2009), Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (2006), Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2006) e tem Formação Superior em Gestão Estratégica de Empresas pela Faculdade Integrada do Ceará (2003). Faz parte do grupo de pesquisas MKP-UFPE. Atuou como coordenador de cursos (FATE), professor em nível de graduação (UECE, FATE, FAFICA, FBV) e pós-graduação (FATE, UECE e UFC), nas modalidade presenciais e à distância. É avaliador de periódicos qualificados pela Capes e de eventos nacionais e internacionais. Têm experiência de dez anos de mercado onde atuou principalmente como gestor de cobrança, processos (qualidade) e novos negócios. Vem desenvolvendo estudos na área de Administração Geral e Mercadologia, atuando também nos seguintes temas: gestão empresarial, gestão de processos e operações, marketing estratégico, comportamento do consumidor, sustentabilidade no turismo, segmentação de mercado, métodos quantitativos aplicados à administração, pesquisa transformativa do consumidor e consumo turístico.

Catarina Rosa e Silva de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (1998), especialização em Marketing pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), na linha de pesquisa Informação, Inovação e Tecnologia (IIT). Doutoranda da UFPE na linha de pesquisa MTI-Marketing e Tecnologia da informação.

Denis Silva da Silveira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). É professor adjunto do quadro efetivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor da graduação em Administração, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da UFPE e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente ele atua como: i) líder do tema Desenvolvimento de Sistemas de Informação da Divisão de Administração da Informação da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração); ii) um dos líderes do grupo de pesquisa NEPSI (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação). Seus interesses de pesquisa estão relacionados à área de Sistemas de Informação.

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Publicado

2013-08-14

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