Estrutura e legitimidade numa distribuidora de energia elétrica pós-processo de privatização: uma análise à luz do modelo multidimensional-reflexivo

Autores

  • Francisco Vicente Sales Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Sérgio Alves de Sousa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.004.0001

Palavras-chave:

Estrutura, Legitimidade, Distribuidora de Energia, Multidimensional-Reflexivo

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a configuração organizacional-administrativa de uma distribuidora de energia elétrica pós-processo de privatização evidenciando sua estrutura e aspectos de legitimidade gerencial à luz do modelo multidimensional-reflexivo proposto por Alves (2003). Trata-se de um estudo qualitativo básico que adota uma perspectiva descritivo-analítica com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, observação e análise documental. Com base nas análises, os dados indicam que a configuração organizacional-administrativa da empresa pós-privatização aproxima-se do tipo base do modelo equiparativo-adaptador. Trata-se de uma burocracia flexível (às vezes), com fraca presença da dimensão patriarcal renovadora e liderança com traços carismáticos mitigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Vicente Sales Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Assistente do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE). Doutorando em Administração pelo PROPAD/UFPE, Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE (2012), Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2009), Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (2006), Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2006) e tem Formação Superior em Gestão Estratégica de Empresas pela Faculdade Integrada do Ceará (2003). Faz parte do grupo de pesquisas MKP-UFPE. Atuou como coordenador de cursos (FATE), professor em nível de graduação (UECE, FATE, FAFICA, FBV) e pós-graduação (FATE, UECE e UFC), nas modalidade presenciais e à distância. É avaliador de periódicos qualificados pela Capes e de eventos nacionais e internacionais. Têm experiência de dez anos de mercado onde atuou principalmente como gestor de cobrança, operações (logística), processos (qualidade) e novos negócios. Vem desenvolvendo estudos na área de Administração Geral e Mercadologia, atuando também nos seguintes temas: marketing estratégico, comportamento do consumidor, sustentabilidade no turismo, segmentação de mercado, métodos quantitativos aplicados à administração, pesquisa transformativa do consumidor e consumo turístico.

Sérgio Alves de Sousa, Universidade Federal de Pernambuco

Professor titular do Departamento de Ciências Administrativas do CCSA/UFPE. É engenheiro (UFPE), administrador (UPE), mestre em Administração (COPPEAD), especialista em Cultura Corporativa (Pennstate-USA) e doutor em Sociologia (UFPE). Foi Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA/UFPE (2004-2012), período em que foi presidente do Conselho Departamental do CCSA e membro nato dos colegiados superiores da UFPE: Conselho Universitário, Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa, Conselho de Administração e Conselho Curador (do qual foi Presidente, em 2007). Ocupou cargos de direção em diversas entidades públicas.Tem experiência em consultoria organizacional e possui publicações de livros e artigos em suas áreas de pesquisa: Teoria e Análise Organizacional, Cultura Corporativa, Estrutura e Gestão Estratégica de Organizações.

Downloads

Publicado

2014-01-31