Utilização do eyetracking para análise de interação de usuários de baixo e alto letramento

Autores

  • Letícia Régis Di Maio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Ney Wagner Freitas Cavalcante Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Simone Bacellar Leal Ferreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • José Luiz dos Anjos Rosa Centro Universitário Estadual da Zona Oeste
  • Denis Silva da Silveira Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.002.0002

Palavras-chave:

Usabilidade, Acessibilidade, Analfabetismo Funcional, Rastreamento Ocular

Resumo

Usuários com perfil de baixo letramento, em geral, possuem dificuldade em entender informações textuais, devido à deficiência nas habilidades de leitura, escrita, cálculo e ciências. A maioria dos problemas de usabilidade na Web está relacionada a encontrar, ler e compreender a informação. Pessoas com baixos níveis de habilidade de leitura têm esses problemas ampliados devido à falta de competências linguísticas, caracterizando, assim, uma questão de acessibilidade. O presente trabalho analisou a interação, de usuários com dois perfis diferentes: alto e de baixo letramento, por meio de um dispositivo de rastreamento ocular Tobii, modelo T120. A tecnologia de eyetracking, através de raios infravermelhos, grava as fixações visuais de usuários em tempo de interação. A partir dessa avaliação foram apontadas, de forma comparativa, suas experiências e caraterísticas de interação dos dois perfis de usuários, com um site comercial popular. A relevância deste trabalho, ao testar a interação de usuários analfabetos funcionais, foi propor melhorias de interface de sistemas que permitam o acesso a todos os usuários, independe do grau de instrução. Os resultados sugerem que diante das diferenças na navegação de usuários com perfis distintos de letramento, a partir de algumas correções e adaptações nas interfaces, é possível acessibilizar e promover a participação cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Régis Di Maio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Formada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade, e em Tecnologia em Sistemas para Internet, tem interesse nas áreas ligadas a Publicidade online e Interação Humano-Computador. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Informática - PPGI - da UNIRIO, linha de pesquisa Sistemas de apoio a negócios, sob orientação da Profa. Simone Bacellar, para estudos de Interação Humano-Computador e Acessibilidade Digital.

Ney Wagner Freitas Cavalcante, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando do Instituto COPPEAD de Administração - UFRJ. Mestre em Informática na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduado em Administração de empresas. Tem experiência em Administração nas áreas comercial, vendas e negócios Negócios.

Simone Bacellar Leal Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada dos cursos de Sistemas de Informação (doutorado, mestrado e graduação) do Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui Doutorado em Informática (Interface com o usuário) e Mestrado em Informática (Computação gráfica), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Graduação em Oceanografia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1983). Áreas de atuação e interesse: Interação Humano-Computador, (Usabilidade, Acessibilidade), Sistemas de Informação, Uso de Cores. Coordena um grupo de pesquisas em acessibilidade e usabilidade da UNIRIO, onde está sendo desenvolvido o projeto Processos de Alinhamento dos Requisitos de Usabilidade com as Diretrizes de Acessibilidade . Autora do livro e-Usabilidade (ISBN 978-85-216-1651-1) publicado e lançado em setembro de 2008, pela Editora LTC.

José Luiz dos Anjos Rosa, Centro Universitário Estadual da Zona Oeste

Possui Doutorado em Sistemas Computacionais pela COPPE/UFRJ, Pós-graduação Lato Sensu em Análise de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá, Graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990) e Graduação em Técnicas Digitais (Sistemas Programáveis) pela Universidade Estácio de Sá (1988). É Professor do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - UEZO desde 2006, onde atuou, de 2007 a 2012, como membro votante no Centro Setorial de Computação e Matemática Aplicada(CCMAT), e até 2013 Conselho Universitário (no CONSU), como titular, e no Conselho de Ensino e Pesquisa (COEPE), como suplente. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Rastreamento Ocular, Big Data, Hadoop, Data Mining, Text Mining, KNN, Lógica Nebulosa (Fuzzy Logic), Algoritmo Genético e Banco de Dados. É Professor Titular da Universidade Estácio de Sá, atuando desde 1989. Atuou como coordenador de curso na área de Tecnologia da Informação de 1999 a 2012. Atuou como consultor em Tecnologia da Informação para a empresa MSA Consultoria em RH Ltda, de 2011 a 2014. Lider do Grupo de Pesquisa Computação de Alto Desempenho (UEZO), integra, também, os Grupos de Pesquisa: Big Data Mining (UFRJ) e Microrganismos Promotores de Crescimento Vegetal e Controle Biológico (EMBRAPA).

Denis Silva da Silveira, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). É professor adjunto do quadro efetivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor da graduação em Administração, membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da UFPE e em Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco (UPE). Foi, durante 2013 e 2014, líder do tema Desenvolvimento de Sistemas de Informação da Divisão de Administração da Informação da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração (ANPAD). Atualmente ele atua como: i) avaliador ad hoc da CAPES e da FACEPE, além de diversos periódicos e encontros científicos; ii) coordenador científico do Simpósio Brasileiro de Tecnologia (SBTI) desde 2012; iii) um dos líderes do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação (NEPSI). Seus interesses de pesquisa estão relacionados à área de Sistemas de Informação.

Downloads

Publicado

2014-11-15

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)